Climatempo Meteorologia – A chuva vem caindo pesada em muitas localidades do litoral da Bahia e do Recôncavo, inclusive em Salvador. Em 16 dias, a capital baiana recebeu 30% de chuva a mais do que o normal para abril. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia primeiro até 9 horas do dia 16 de abril, choveu quase 419 milímetros na região do bairro de Ondina, local de medição do Instituto. A média normal de chuva para abril é de aproximadamente 322 milímetros.
Chover forte em Salvador em abril é relativamente comum. Historicamente, na escala anual, é o segundo mês com maior quantidade média de chuva, abaixo apenas de maio que tem média em torno de 325 milímetros. Parte da chuva é provocada pelas frentes frias que em abril normalmente chegam mais fortes ao Brasil e conseguem alcançar a região de Salvador.
As chuvas intensas que ocorreram na capital baiana nos últimos dias começaram justamente quando uma grande frente fria chegou a cidade, entre os dias 8 e 9 de abril. O sistema avançou até Pernambuco, o que poucas vezes acontece, e manteve as condições para a formação de nuvens pesadas sobre o Recôncavo Baiano e no litoral norte da Bahia. Esta frente fria também foi responsável pelo o excesso de chuva em Aracaju. A capital de Sergipe já acumulou este mês perto de 353 milímetros de chuva, valor que está 46% acima da média normal para o mês que fica em torno de 242 milímetros. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Nesta sexta-feira, novas áreas de nuvens carregadas se desenvolveram perto do litoral da Bahia, mas até o fim da manhã ainda não atingiam diretamente Salvador e o Recôncavo Baiano. Segundo a Climatempo esta instabilidade tende a se expandir e a se juntar com outro núcleo de nuvens pesadas que crescem no litoral de Sergipe. Assim, tanto Salvador como Aracaju devem permanecer em situação de alerta no fim de semana, por conta do risco de chuvas moderadas a fortes.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no País.