Concurso INSS 2008 Cespe/UNB– O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá chamar mais mil candidados aprovados no concurso para técnicos e analistas do Seguro Social, realizado em 2008. A autorização do Ministério do Planejamento e Gestão para convocar os classificados, divulgada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do União, permite a convocação de 700 técnicos e 300 analistas do seguro social, em todo o país. A convocação, no entanto, está condicionada à disponibilidade da vaga e à dotação orçamentária, na data da nomeação.
Os candidados deverão tomar posse até o dia 23 de abril, quando expira o prazo do concurso. Realizado em março de 2008, foram ofertadas duas mil vagas, sendo 1.400 para técnicos e 600 analistas, com formação em diversas áreas de nível superior. Desses, 1.991 pessoas foram nomeadas porque em três especialidades – engenharia de telecomunicações, ciências atuariais e estatísticas – não houve classificação para nove vagas oferecidas em alguns estados.
Ao autorizar a convocação dos novos classificados – que representa 50% das vagas oferecidas -, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão atendeu a uma solicitação do INSS. Os técnicos do seguro social irão reforçar o atendimento na rede de Agências da Previdência Social. Já os analistas do seguro social irão desempenhar suas funções nas superintendências, nas gerências executivas e na direção central do instituto, em Brasília.
A direção central do INSS já solicitou a organizadora do concurso – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe-UnB) – a lista dos classificados para elaborar o cronograma de distribuição das vagas por estados. Como ocorreu com os outros aprovados, antes de assumir suas funções, os novos servidores irão realizar cursos de ambientação. Os cursos são aplicados durante as três primeiras semanas após a posse.