Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2010 – se depender da confiança de um terço dos habitantes do mundo, os brasileiros já podem comemorar o hexacampeonato no Copa do Mundo 2010 na África do Sul. Em um estudo realizado pela Nielsen (www.br.nielsen.com), líder global em pesquisas, a seleção brasileira foi apontada como favorita ao título por 34% dos entrevistados em todas as regiões do globo. Na América Latina, o porcentual foi de 57%.
Os italianos, atuais campeões, têm a confiança de 6% dos pesquisados. Argentina, Alemanha e Inglaterra, 9%, e a seleção espanhola, vencedora da última edição da Eurocopa, teve a indicação de 8% das pessoas entrevistadas. Comandados pelo técnico Raymond Domenech, os franceses foram citados por 5% dos consultados.
Tida como uma das maiores zebras futebolísticas da história e, inclusive, tema do filme The Game of Their Lives (Duelo de Campeões, em português), a heróica vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra, na Copa de 1950, poderá ser superada pela conquista do título norte-americano no Mundial deste ano, pelo menos na crença de 9% das pessoas consultadas. Vale ressaltar que 46% destas opiniões vieram da América do Norte.
Momento mágico – A Copa do Mundo parece ter um poder especial de captação de fãs. Mais da metade da população mundial, exatamente 51%, deverá estar ligada na final do Mundial. Apesar deste número, apenas 34% dos consultados se declararam fãs do esporte. Entre continentes e regiões, 60% ou mais dos europeus, latino-americanos, asiáticos do Pacífico e dos habitantes do Oriente Médio declararam interesse em acompanhar as finais. Entre os países que mais pretendem acompanhar os jogos de encerramento do torneio, estão Brasil (84%), Argentina (83%), Coréia (76%), Portugal (75%), Itália (75%) e México (74%).
Copa do Mundo 2010 – seleção brasileira
Imagem – CBF