De 30 de abril a 2 de maio de 2010, no Salão Nobre da Secretaria da Agricultura, a Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA) promove o V Simpósio Internacional Brasil-Japão e II Congresso Mundial Yamamoto New Scalp Acupuncture – YNSA
O evento contará com a presença de um dos maiores especialistas em acupuntura da atualidade, o médico japonês dr. Toshikatsu Yamamoto.
No Brasil, sua técnica, a Yamamoto New Scalp Acupuncture – YNSA, vem sendo difundida com resultados bastante positivos. O Sistema Único de Saúde – SUS aderiu à prática, proporcionando notórias melhorias na saúde da população. A cidade de Campinas, um exemplo dos benefícios desta técnica, reduziu o uso de medicamentos consideravelmente desde sua implantação.
“A acupuntura reduziu de forma significativa o uso de antiinflamatórios pela população assistida pelo SUS daquela região. Tal feito é fruto do trabalho da AMBA de difusão científica da técnica YNSA para um contingente de médicos da Secretaria Municipal de Saúde”, relata o dr. Ruy Tanigawa, presidente da AMBA.
O curso teórico-prático é dirigido restritamente à classe médica e tem como intuito aperfeiçoar o conhecimento dos ouvintes para a técnica de craniopuntura aplicada em pacientes com patologias agudas e crônicas. A técnica também é indicada em casos de dores em geral, como cefaléia, bursite e lombalgia, além de sequelas neurológicas.
Acupuntura e craniopuntura
Surgida na China há 4 mil anos, a acupuntura é uma técnica oriental de tratamento que proliferou ao redor do mundo. Em 1995, no Brasil, ganhou status de especialidade médica, sendo aplicada para tratar dores e tendo efeito terapêutico em inúmeras patologias.
A craniopuntura é uma das técnicas da acupuntura e consiste na inserção de agulhas na região escalpeana e em regiões relacionadas a centros sensitivos e motores do córtex. Atua principalmente no tratamento de sequelas de acidentevascular cerebral (AVC).
Constantemente aperfeiçoada nos dois centros de reabilitação de Yamamoto, nas cidades de Nichinan e Miyazaki, ambas no Japão, a craniopuntura já conta com equipamentos de última geração, que auxiliam, sobretudo, o campo das neurociências.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Tel: (11) 5572-1666
[email protected]