Crianças a partir dos 4 anos de idade têm sido a maioria da clientela da Fonoaudiologia do Centro de Reabilitação em Fisioterapia e Fonoaudiologia de Ji-Paraná. Atualmente, mais de 100 crianças recebem tratamento fonoaudiológico gratuitamente no Centro.
Em pleno funcionamento desde janeiro do ano passado, o Centro de Reabilitação tem prestado serviços em Fisioterapia e Fonoaudiologia a quase 600 pessoas, entre adultos e crianças, com cerca de 2 mil atendimentos e quase 8 mil procedimentos todos os meses.
De acordo com a fonoaudióloga Patrícia Moraes, este mês, a Fonoaudiologia do Centro de Reabilitação tem agendamento com 119 pacientes, sendo que destes, apenas dois são adultos, o restante são crianças, a maioria em idade escolar.
“Os professores têm identificado dificuldades com relação à audição dos alunos e pedindo que os pais os tragam até o Centro de Reabilitação para exame”, explica Patrícia.
Ainda segundo a fonoaudióloga, os problemas recorrentes no diagnóstico das crianças que procuram o Centro de Reabilitação são as dificuldades de fala (omissão de fonemas), a reabilitação de crianças deficientes auditivas e problemas na musculatura da face de crianças que utilizam aparelhos ortodônticos.
“Como os professores conhecem nosso trabalho? Ora, eles mesmos, os professores, tem procurado os serviços do Centro de Reabilitação”, conta Patrícia, que disse já ter tratado e dado alta a pelo menos 8 professores da rede pública este ano.