Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de enfrentar uma crise nesse momento altamente competitivo do mercado. Prevenir uma crise evita os efeitos danosos na imagem da empresa e os custos decorrentes dela. Com isso, a empresa vive longos momentos de harmonia e tranquilidade para fazer sucesso e ampliar sua participação no mercado.
Hoje, as empresas estão vivendo, em todos os sentidos, uma nova realidade no mercado. Não basta mais ter a melhor tecnologia ou qualidade superior, nem as melhores ações de marketing, porque a percepção dos públicos atinge níveis de exigência acima de qualquer uma dessas expectativas.
Todos estão atentos para os movimentos do mundo corporativo e tudo é associado à concorrência, competitividade, sucesso, crescimento e sustentabilidade.
Os concorrentes globais estão prontos para a ação. Os clientes, os consumidores, as lideranças e os formadores de opinião, por sua vez, estão de plantão para defender seus direitos e conquistar benefícios próprios. A imprensa está alerta e pronta para divulgar todas as ações que julgar negativas, as mazelas do mercado e os prejuízos dos cidadãos.
Todos exigem transparência, prestação de contas e serviços impecáveis. O mercado é implacável. Hoje, qualquer empresa está exposta a todas as suas ações e efeitos. Para ter sucesso em qualquer área de negócios, a empresa não pode se dar ao luxo de se ver envolvida num processo de crise. Ela precisa viver longos períodos de tranquilidade e segurança.
Uma empresa não pode mais estar apenas preparada para administrar bem uma crise. Ela precisa agir de maneira correta para evitar que a crise ocorra.
Objetivos
– Avaliar o contexto em que as empresas estão envolvidas atualmente e demonstrar porque elas não podem mais correr o risco de enfrentar uma crise, seja por conseqüências advindas do mercado ou por suas próprias atitudes ou de seus executivos,
– Avaliar e identificar as diferenças entre prevenir, administrar e gerenciar uma crise,
– Demonstrar como a empresa pode atuar no modo de prevenção eliminando os indícios e riscos e vivendo longos períodos de tranqüilidade sem crise.
Programa
Contexto
Quando as empresas eram pegas de surpresa
Quando elas aprenderam a gerenciar a crise
Quando elas aprenderam a se preparar para gerenciar uma crise
Definições
Crises e Emergências
Fatores Ponderáveis e Imponderáveis
Exercícios e Dinâmicas
Modelo de Desenvolvimento de Crise
Fato Gerador
Fase Inicial – Oportunidades e Ameaças
Fase Aguda – Fase Latente
O Gerenciamento Tradicional da Crise
Fato Gerador – Comitê de Crise
Fase Inicial – Entrada na Crise – Primeiros Passos – Controle
Fase Aguda – Saída da Crise
Fase Latente – Resultados
Estudo de Cases
Resultado da Pesquisa
Exercícios e Dinâmicas
O Programa de Prevenção de Crise
Prevenir é Melhor que Remediar
A Antecipação
Resultado da Pesquisa
Exercícios e Dinâmica
O Círculo
Pesquisa – Mapeamento dos Riscos
Grupos de Riscos – Definição de Cenários
Classificação e Severidade de Riscos
Planos de Ação – Contingência – Emergência – Comunicação
Manual de Prevenção
Mapeamento das áreas – Grupos de Ação – Grupos de Chamada – Treinamento
A quem se destina
O curso é dirigido a todos aos profissionais de comunicação que atuam nos níveis direção, gerenciais e estratégicos com visão de administração interna e externa.
Ele também é dirigido a diretores e executivos que atuam nas áreas de marketing, vendas, mercado, administração, administração de recursos humanos e nas áreas específicas de engenharia, segurança, planejamento estratégico e gerenciamento de continuidade de negócios, controle de riscos e desastres, meio ambiente e sustentabilidade.
Informações gerais
Data: 6/10/2010
Horário: 9:00 às 18:00 horas
Dia da Semana: quarta-feira
Local: Av. Angélica, 1761 – 2º andar – Higienópolis
Cidade: São Paulo
Telefones: (11)2359-4871/72
Valores:
Associado: R$600
Não associado: R$830