Uma nova epidemia cardiológica, a “Insuficiência cardíaca com Fração de Ejeção Normal” será um dos temas do Programa de Educação Continuada a ser oferecido no próximo sábado, dia 21, aos cardiologistas do Nordeste. O curso, da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, será no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e 70 cardiologistas de Alagoas e Estados próximos estarão presentes, para a oportunidade de reciclar seu conhecimento, à luz das novas descobertas e pesquisas em Cardiologia.
“Essa reciclagem é necessária, porque com o envelhecimento da população brasileira, as doenças cardíacas passaram a ser a maior causa de morte, ultrapassando inclusive o câncer”, explica o professor Evandro Tinoco Mesquita, da Universidade Federal Fluminense e coordenador do curso. Ele é também, juntamente com o bolsista da SBC, Antonio Lagoeiro Jorge, um pesquisador da nova epidemia cardiovascular, associada ao envelhecimento e infarto agudo do miocárdio.
Tinoco Mesquita explica que esse tipo de insuficiência acomete principalmente idosos, hipertensos e mulheres a partir de 60 anos e a preocupação dos cardiologistas é a carência de tratamento para a população mais pobre que é atingida. A pesquisa da qual participa foi feita no Rio de Janeiro, nos municípios de Maricá, Niterói e numa área da Ilha do Governador, mas ocorre também no restante do Brasil.
“Por isso mesmo vamos aproveitar a oportunidade da realização do Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, que trará centenas de médicos a Maceió, para esse curso com “Tópicos Avançados em Doenças Cardiovasculares”, que terá aulas ministradas por alguns dos mais importantes cardiologistas brasileiros.
A aula sobre “A Importância dos Registros na Prática Clínica”, isto é, as estatísticas detalhadas dos eventos cardíacos, dos pacientes, do tratamento e da evolução, que a SBC iniciou recentemente, será ministrada pelo presidente da entidade, Jorge Ilha Guimarães, enquanto a aula sobre “Diretrizes da SBC”, que são documentos com o estado da arte de determinadas moléstias ou situações, ficará a cargo do presidente da próxima gestão da SBC, Jadelson Pinheiro de Andrade, da Bahia.
Está previsto igualmente um simpósio-satélite oferecido pela Novartis, a cargo de Antonio Carlos Sobral Sousa, de Sergipe, ao passo que a conferência sobre “Estado atual do tratamento da fibrilação atrial” terá como expositor o diretor-científico da SBC, Angelo Amato Vicenzo de Paola. Caberá também a Jadelson Andrade a exposição sobre “A intercambialidade entre hipertensão e diabetes”, ao passo que o pesquisador Evandro Tinoco Mesquita responderá por dois temas, “Diabetes Mellitus e Insuficiência Cardíaca” e “Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Normal”, que se constitui na nova epidemia que sua equipe está estudando.