Nos dias 26 e 27 de agosto, o Santander vai reunir empresários de Bauru e região para compartilhar suas experiências e conhecimentos em sustentabilidade na 29a edição do curso Sustentabilidade na Prática – Caminhos e Desafios. Com duração de dois dias, representantes de organizações de diversas áreas, clientes e fornecedores da instituição, participam de um curso que irá ajudá-los a facilitar a inserção da sustentabilidade em seus negócios, além do engajamento de seus funcionários.
“Queremos compartilhar nossas práticas e mostrar como é possível inovar e trazer resultados para o negócio por meio deste tema. Ao compartilhar aprendizados, erros e acertos, buscamos encurtar o caminho de outras empresas em direção à sustentabilidade, comenta Maria Luiza Pinto, diretora executiva de Desenvolvimento Sustentável do Santander.
A agenda de cursos em 2010 passou por São Paulo e Uberlândia (MG) e também será realizada em mais três cidades brasileiras – já confirmadas Joinville (SC), Sorocaba (SP) e Goiânia (GO). Composta por dinâmicas e apresentações feitas pelos executivos da área de Desenvolvimento Sustentável do banco, a programação engloba os principais temas e seus desafios, desde a inclusão do tema nos negócios e operações, passando por Educação e Engajamento de Funcionários, Meio-Ambiente, Diversidade e Governança, entre outros. Os participantes ainda fazem exercícios para reflexão sobre a realidade da sua organização e, na prática, colocam no papel suas idéias iniciais para o desenvolvimento de um plano de ação.
“Há múltiplos jeitos de se falar e fazer sustentabilidade e a proposta é ajudar os empresários a encontrarem a sua própria maneira de incorporar o tema em seus negócios”, diz Sandro Marques, gerente executivo de Desenvolvimento Sustentável do Santander.
Desde dezembro de 2007, o curso Sustentabilidade na Prática – Caminhos e Desafios, passou por cidades como Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Ribeirão Preto (SP), Marília (SP), entre outras, com a participação de mais de 1.600 empresas e cerca de 2.800 pessoas.