Ao contrário do ano passado, quando a crise econômica global trouxe o temor do desemprego para diversos setores da Economia, 2010 começa com um cenário bem mais positivo em termos de contratações de executivos na região Nordeste, principalmente para profissionais de segmentos como Comércio e Construção Civil, afirma Luís Marcondes, sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos, empresa com escritórios em São Paulo e Salvador. “O desenvolvimento acelerado da região, que tem atraído grandes volumes de investimento, reflete diretamente na procura por executivos”, diz o especialista.
Por outro lado, esse movimento positivo, segundo Marcondes, deixa mais claras algumas carências do mercado de trabalho local, como a escassez de pessoal qualificado. “Para suprir a demanda, seria necessário formar mais profissionais, pois faltam executivos, sobretudo na Bahia, em áreas como mineração, agroindústria, indústria em geral e saúde.”
Cenário geral – Em todo o País, áreas como Infraestrutura, Bens de Consumo, Óleo & Gás, Financeiro e Mercado de Capitais devem demandar mais executivos, afirma Marcelo Braga, outro sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos. No setor bancário, segundo o especialista, há indicações de que será um período de expansão e segmentação e de aumento no volume de crédito para as empresas, assim como de produtos e serviços para clientes pessoa física. Novos players deverão chegar ao mercado, principalmente Bancos de Investimento, e provavelmente haverá novos processos de fusões e aquisições.
“As oportunidades de carreira devem surgir em áreas como desenvolvimento de novos produtos, comercial e Finanças Corporativas, abrangendo desde instituições de pequeno porte até grandes. As corretoras também desempenharão um papel importante no cenário de novas contratações”, diz.
Na opinião do consultor, o aumento no número de oportunidades no segmento de Bens de Consumo será influenciado diretamente pelo crescimento da economia e do nível de emprego, além da ampliação do acesso ao crédito. Além disso, 2010 é ano de eleições, com provável aumento na injeção de dinheiro na economia, resultado do aumento do salário mínimo, do seguro desemprego, entre outros.
“O setor de Infraestrutura, que há tempos vem sendo o gargalo do crescimento brasileiro, de fato chegou ao limite. Para suportar o crescimento econômico esperado são fundamentais investimentos significativos em diversos setores, como inclusive já vem sendo anunciado Além disso, os eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, catalisam essas iniciativas”, explica Braga.
Os maiores investimentos devem ser direcionados para rodovias, portos, ferrovias, aeroportos, estádios, assim como toda a indústria diretamente relacionada a esses segmentos. O mercado imobiliário não fica atrás, e também deverá apresentar um forte crescimento, tanto para baixa renda, como para alta renda, com destaque ainda para criação de empresas de fundos imobiliários. Por conta da descoberta da camada do Pré-sal, o mesmo deve ocorrer no segmento de Óleo e Gás.
Outro ponto de destaque é que com o crescimento acentuado desses quatro grandes segmentos econômicos, toda a economia pegará “carona” e deverá refletir no aumento do volume de contratações este ano. “A expectativa é que as contratações de executivos retomem os níveis pré-crise, quando o mercado vivia seu melhor momento”, conclui.
Sobre a Search
A Search Consultoria em Recursos Humanos possui escritórios em São Paulo e em Salvador. No mercado desde 2007, a companhia atua em diversos segmentos (industrial, financeiro, de tecnologia, bens de consumo, construção civil, farmacêutico, entre outros) e concentra sua expertise em Recrutamento de Executivos, Assessment (levantamento das habilidades dos executivos face ao conjunto de competências do cliente, identificação dos “gaps” em cada executivo avaliado e definição de um Plano de Desenvolvimento Individual), Mapeamento de Mercado e Coaching para executivos de empresas clientes. Entre os diferenciais da empresa estão a equipe de consultores altamente qualificada e reconhecida no mercado, com atuação nas maiores companhias e consultorias do País, e a ética no relacionamento com clientes, candidatos, fornecedores e colaboradores.
Para atender seus clientes com excelência também fora do País, a Search mantém aliança estratégica com a multinacional Gilbert Tweed International (www.gilberttweed.com), empresa com 37 anos de atuação na área de Recrutamento de Executivos, que possui 6 escritórios nos Estados Unidos, além de operações na Europa e Ásia, e parceria com a argentina Macaya & Suarez Battan (www.m-sb.com ).