Eleições 2010 – neste domingo, 31 de outubro, mais de 130 milhões de brasileiros devem comparecer nos 5.566 municípios para escolher o próximo presidente da república. Segundo a SOMAR Meteorologia, o domingo será de tempo nublado e chuvoso ao longo do dia na Região Metropolitana de São Paulo. As temperaturas diminuem e variam entre 17°C e 21°C.
Já que estamos falando de chuvas, vamos ver como fica o tempo no dia das eleições em todo o Brasil.
Sul
O tempo estará aberto em quase todo a Região, mas o agasalho será item praticamente obrigatório na hora de votar: as temperaturas mínimas ficam por volta dos 5°C na Serra Gaúcha e poucas cidades do Sul começam o dia com termômetros acima dos 15°C. No Rio Grande do Sul, a maioria das cidades registra menos de 10°C.
Sudeste
A frente fria que estava no Sul avança rapidamente e provoca chuva em todos os Estados da região. No início do dia, a chuva fica mais concentra em São Paulo, Rio e sul e oeste de Minas, mas o domingo termina com chuvas no sul do Espírito Santo e no centro, oeste e norte mineiros. As temperaturas devem ficar amenas entre São Paulo, sule oeste de Minas por causa da nebulosidade. Nas demais áreas, ainda faz calor.
Centro-Oeste
A frente fria que avança pelo Sudeste, leva instabilidades para o interior do continente, ou seja, a chuva também avança. Dessa forma, as precipitações atingem o nordeste do Mato Grosso do Sul, o sul goiano e sudeste mato-grossense. Nas demais áreas destes Estados continua chovendo na forma de pancadas, que ganham mais força devido o aumento da umidade da Amazônia. Já no sul do MS o tempo abre no decorrer do dia.
Nordeste
A chuva no litoral dá uma trégua, ou seja, o dia das eleições será de tempo aberto e sem chuva em todo o Nordeste com exceção do sudoeste baiano e no Maranhão, onde ainda ocorrem pancadas bastante isoladas. Além disso, faz muito calor: os termômetros devem registrar mais de 35°C em muitas cidades da Região.
Norte
As chuvas mais significativas continuam atingindo o Tocantins e o sul do Pará. Já sobre o interior do Amazonas e no norte do Pará, as condições para chuvas diminuem. Nas demais regiões as precipitações ocorrem de forma fraca e isolada.