Embrapa contra a dengue – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa localizada em Brasília, Distrito Federal, vai promover uma iniciativa pioneira na próxima sexta-feira, 05 de março, a partir das 8h30: esse dia será voltado ao controle do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e com um diferencial: o produto utilizado para matar as larvas do mosquito foi desenvolvido pela própria Unidade em parceria com uma empresa privada do DF, a Bthek Biotecnologia: o Bt-horus, um inseticida biológico e, portanto, inofensivo à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.
A iniciativa, intitulada “Diga não à dengue” vai unir cerca de 500 pessoas, englobando empregados, estudantes e terceirizados da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na identificação de possíveis focos do mosquito e aplicação do produto em todas as dependências da Unidade, que abrangem cerca mais de 20 mil metros quadrados. A idéia é colaborar para diminuir a incidência da doença no Distrito Federal, já que os casos de dengue aumentaram 1143,6% em relação a 2009, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro, o dia “Diga não à dengue” é a contribuição da Embrapa para tentar conter o avanço da doença no DF. “Temos um produto biológico capaz de controlar as larvas do Aedes aegypti e durante esse dia vamos treinar todos os nossos empregados, estudantes e colaboradores na sua utilização”, afirma.
O inseticida biológico denominado Bt-horus foi desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com a Bthek Biotecnologia a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacilus thuringiensis), amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo.
Essa bactéria é entomopatogênica, ou seja, específica para controlar o mosquito transmissor da dengue e borrachudos, e, portanto, o produto é inofensivo à saúde humana, de animais e ao meio ambiente, podendo ser utilizado em locais que acumulam água, como plantas, lagos e caixas d’água, entre outros. Basta uma gota do Bt-horus para cada litro de água e as larvas do Aedes aegypti morrem em 24 horas.
Evento terá como base a campanha inovadora realizada na cidade de São Sebastião
O Bt-horus foi usado com sucesso em 2007 na cidade de São Sebastião, no Distrito Federal, em uma campanha inovadora que uniu a Embrapa, as Secretarias de Saúde, Educação e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Emater, a Administração Regional de São Sebastião e a empresa Bthek no combate ao mosquito transmissor da dengue, já que na ocasião aquela era a cidade com maior índice de infestação do mosquito por casa.
A campanha, realizada entre os meses de janeiro e junho de 2007, foi considerada inovadora, pois pela primeira vez no Brasil, um produto biológico foi usado em uma campanha de saúde pública. E os resultados foram excelentes: o índice de infestação, que era de 4% caiu para menos de 1%, o que é considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde.
Durante a campanha, o Bt-horus foi distribuído gratuitamente em todas as cerca de 20 mil residências de São Sebastião por funcionários do SLU e líderes comunitários que atuaram como agentes de saúde na sua distribuição e aplicação. Para isso, eles foram treinados por pesquisadores da Embrapa e da Bthek.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, responsável pelo desenvolvimento do produto, o dia do “diga não à dengue” terá como base a Campanha de São Sebastião, só que em proporções menores.
Combate ao mosquito e educação ambiental
“Vamos seguir a mesma programação da campanha, com o treinamento de empregados, estudantes e funcionários terceirizados que atuam na limpeza na identificação de possíveis focos da dengue e na aplicação do Bt-horus”, explica Rose. Para isso, a agenda do dia 5 de março vai começar com uma palestra da pesquisadora sobre o mosquito, seguida de uma palestra do diretor técnico da Bthek Biotecnologia, Marcelo Soares, sobre o produto.
Depois das palestras, os voluntários seguirão para uma inspeção em todas as dependências da Unidade em busca de possíveis focos de proliferação das larvas do mosquito, que podem ser pneus, vasos e outros locais que acumulam água parada, e aplicar o produto. Por fim, todos se reunirão para compartilhar experiências. “Ou seja, além de contribuir para reduzir a infestação do Aedes, esperamos que o evento colabore também para aumentar a conscientização de toda a comunidade da Embrapa e da sociedade brasiliense de forma geral sobre a importância das ações preventivas”, ressalta a pesquisadora.
Ação terá continuidade com a doação do bioinseticida
E a iniciativa não termina no dia 5 de março, pois serão doados pela Bthek aos participantes do evento 200 frascos de 30 ml do Bt-horus, acompanhados de um folheto explicativo contendo instruções e forma de aplicação para que seja utilizado em suas residências e locais de trabalho. “Com essa doação, esperamos dar continuidade à guerra contra o mosquito”, afirma o diretor da Bthek, Marcelo Soares, lembrando que o inseticida biológico só é eficaz contra as larvas do Aedes aegypti.
O dia “diga não à dengue” é uma iniciativa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e acontece no dia 5 de março, entre 8h30 e 12h. O endereço é Parque Estação Biológica – PqEB, final da Av. W5 Norte, em frente à Câmara Legislativa do DF.
Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia