Emprega SP PEQ inscrições – o governador José Serra e o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, anunciaram 60.282 vagas em cursos gratuitos do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), com bolsa-auxílio de R$ 210. Serão ministrados 154 cursos – em 205 municípios de todas as regiões paulistas – em áreas como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing. O investimento previsto é de R$ 140 milhões. Os interessados devem acessar o site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) e fazer o cadastro, que é gratuito. Parte dos dados solicitados se refere à qualificação profissional. É perguntado ao cidadão se ele tem interesse em fazer um curso. Em caso positivo ele deve apontar qual gostaria de fazer entre os cursos disponibilizados.
O candidato também tem a opção de comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), onde um funcionário fará o cadastro dele no Emprega São Paulo. Nesse caso é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho. Os endereços de todos os PATs estão no site www.emprego.sp.gov.br/pat.
Os interessados podem, ainda, procurar unidades do Acessa SP, Telecentros e Poupatempo, que disponibilizam acesso gratuito à internet.
Critério de seleção
No momento de selecionar quem fará um curso do PEQ, a SERT dará preferência ao cidadão que está desempregado, tenha entre 30 e 59 anos e esteja em situação de maior vulnerabilidade social.
A escolaridade exigida do candidato varia de acordo com o curso, mas a maior parte não exige ensino fundamental completo, já que o PEQ é voltado para quem tem baixa escolaridade.