“A cada dia a alimentação escolar vem ganhando mais importância. Tanto que 18 empresas de refeições coletivas, considerando apenas as grandes e médias, atuam nesse subsegmento, em escolas públicas, privadas e universidades. Essas empresas alimentam 8 milhões de crianças e adolescentes por dia, número ainda pequeno se comparado ao universo de 47 milhões de escolares no Brasil”, afirma Rogério da Costa Vieira, presidente da Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas (Fenerc).
O desafio é conquistar esse universo de quase 40 milhões de estudantes não atendidos pelas empresas. Para ampliar a participação nesse mercado, acredita Rogério Vieira, as empresas que fornecem alimentação escolar têm que ter foco nas crianças. “Elas devem seguir o lema ‘nutrir, educar e socializar’, ou seja, alimentar os pequenos escolares adequadamente para que não tenham carências nutricionais, educá-los para que adquiram hábitos alimentares saudáveis, e ajudá-los a conviver em grupo por meio da alimentação”.
Esse papel, diz o presidente da Fenerc, tem que ser exercido por especialistas. “O poder público é muito importante nesse processo. Mas a ele, cabe a função de controlador e não de executor”.
Esse tema será um dos programados para serem avaliados no 6º Fórum Nacional de Alimentação Escolar, que será realizado em São Paulo, em maio próximo, quando são esperados 750 inscritos. Renomados especialistas e gestores da área da alimentação escolar apresentarão palestras e debates sobre temas gerais de grande interesse deste segmento social.
De acordo com a Fenerc, organizadora do Fórum, participarão nutricionistas, pedagogos, secretários municipais de educação e outros interessados no tema do evento, “A Alimentação Escolar e a Vitalidade Positiva na Infância e Adolescência”, vindos de mais de 250 municípios brasileiros e alguns de países sul-americanos.
Além da ampla pauta de temas – avaliação nutricional dos alunos; refeição escolar como principal fonte de saúde infantil; preparando atletas olímpicos através da alimentação eficaz nas escolas; monitoramento de programas públicos sobre alimentação escolar; papel das cantinas no fornecimento de refeições saudáveis; capacitação da agricultura familiar, entre outros –, o Fórum abrigará uma feira de empresas fornecedoras de serviços e insumos para a atividade da alimentação escolar.
Mais informações sobre programação, no site www.fenerc.com.br ou pelos telefones (11) 2495-9725 e 2495-9727.
Serviço:
6º Fórum Nacional de Alimentação Escolar
Dias 6 e 7 de maio
Dia 6: das 12h30 às 18h15
Dia 7: das 7h30 às 18h30
Local: Centro de Convenções Rebouças – Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23, portaria 1, São Paulo/SP.
Mecânica de Comunicação Ltda.