Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, membros das executivas municipais e filiados estiveram reunidos na tarde de sábado (22), em Ji-Paraná durante encontro regional do Partido da República (PR). O encontro, segundo Laerte Gomes, presidente regional da sigla, serviu para mostrar aos filiados a necessidade do apoio incondicional os candidatos escolhidos em convenção para as eleições de 2010. Na ocasião também foram apresentados os pré-candidatos da sigla que disputarão vagas no Legislativo Estadual e Federal. Laerte lembrou que o PR que tem tudo para ser o maior ou segundo maior partido de Rondônia, porém precisa ter representantes que possam atender as reivindicações dos prefeitos e vereadores.
O prefeito de Nova União, Luiz Gomes e secretário do partido, reforçou a fala de Laerte ao lembrar que seu município foi um dos maiores beneficiados em emendas parlamentares quando Miguel de Souza foi deputado federal. “Devemos priorizar nossos futuros candidatos. Temos condição de fazer de um a dois deputados estaduais e a grande chance de eleger um deputado federal, governador e até um senador. Por isso devemos trabalhar incansavelmente neste projeto que nos dará mais força e representatividade estadual e federal”, resumiu Gomes.
Laerte também falou que o PR tende a apoiar o pré-candidato ao governo do PSDB, Expedito Júnior, Agnaldo Muniz, pré-candidato ao senado, Miguel de Souza e Aparecida do Sindsef pré-candidatos a deputado federal pelo PR. Já para presidente da República apoiaremos a pré-candidata do PT, Dilma Roussef.
Miguel de Souza, pré-candidato a deputado federal, fez uma explanação sobre sua importante gestão à frente da diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT. Miguel lembrou que o PR está a frente do Ministério dos Transportes e é o responsável em trazer cerca de R$ 2bilhões para Rondônia. A maioria sem qualquer emenda parlamentar a exemplo da recuperação total da BR-364. “Vocês podem dizer com toda segurança e de peito aberto : essa verba de recuperação da BR-364 quem está trazendo é o nosso partido, o PR. A recuperação da rodovia foi o primeiro projeto no qual me dediquei assim que assumi a diretoria do DNIT. E lógico, tratei de priorizar todos os grandes projetos estruturantes para nosso estado com fim de proporcionar uma melhor logística de transporte para promover o desenvolvimento”, salientou Miguel de Souza.
Pré-candidato ao senado e indicação para vice
Daniel Pereira propôs que o PR deveria também ter uma indicação do próprio partido ao senado para o segundo voto. “Se vamos apoiar um candidato ao senado, porque não indicar e ter um candidato para pedir esse segundo voto. Por isso colocarei, se o partido assim achar melhor, meu nome à disposição, dessa forma acredito que estaríamos fortalecendo mais ainda o PR em Rondônia”.
Daniel também falou que o PR deveria discutir a questão da indicação para vice-governador. Na minha opinião, o melhor nome para vice-governador de Rondônia é o de Miguel de Souza. Ele já foi vice-governador e não foi somente um vice, ele foi o vice. Mostrou trabalho, competência e quando deputado federal, foi sem dúvida alguma, o melhor deputado federal que Rondônia já teve. Mas é claro, essa decisão depende somente dele”.
Miguel de Souza disse sentir-se honrado com a possível indicação, porém seu projeto de coração e também da Executiva Nacional do PR é a disputa de uma vaga na Câmara, mas que o partido poderia deixar uma janela para discutir esta questão e destacou: “é importante nesse momento que o partido tenha uma atuação firme e não faça uma adesão pura e simplesmente sem que tenha definido sua representatividade política dentro de uma eventual aliança. Devemos pensar no PR e não agir por paixão. A questão deve ser bastante discutida e devemos compreender que temos força para tornar nosso partido o maior do estado de Rondônia.
Miguel de Souza também falou que a sugestão apresentada por Daniel Pereira da indicação de seu nome na disputa para Senado era válida e merecia uma atenção especial do PR. “Acho válida sua sugestão Daniel, e que devemos discutir também com muito carinho essa proposta. Independente do resultado final, estaremos marcando terreno e mostrando ao eleitor rondoniense que este é um partido que possui pessoas dignas e comprometidas com o desenvolvimento do nosso estado de Rondônia”.