Escovar os dentes após cada refeição é algo incômodo para muita gente. Para essas pessoas seria muito bom se existisse um método que substituísse a essa prática diária. Em recente entrevista à revista “Veja”, o cientista Paul Warren, vice-presidente de assuntos sobre a saúde bucal da P&G, grupo que controla a marca Oral-B, afirmou que basta substituir a escova e o creme dental por um enxaguante bucal à base de clorexidina, substância que possui um efeito antiplaca maior que os outros antimicrobianos, para dar adeus a escovação diária.
Mas, será que realmente escovar os dentes é coisa do passado? Quem vai nos responder essa e outras questões é a dentista Fátima Caldeira, profissional com mais de 20 anos de experiência, diretora-clínica do SPA Dental, localizado no Tatuapé, São Paulo. Para a especialista é um grande erro afirmar que a clorexidina pode substituir a escova de dentes. “A clorexidina foi um achado muito importante para a área médica, porém ela veio para agregar e não para substituir”, diz.
Segundo Fátima, a clorexidina é indicada para pacientes acamados, hospitalizados ou que apresentem qualquer deficiência que impeça uma escovação adequada, em fase de cicatrização de pós-operatórios, doenças periodontais, como a gengivite, e pacientes com alto risco de cárie.
Porém, como todo medicamento, a clorexidina tem efeitos colaterais. Os mais comuns são: manchas nos dentes e restaurações, interferência na sensação gustativa e descamação da mucosa oral. Em raras ocasiões, ela também pode provocar irritação da boca, glândulas inchadas nas laterais do rosto ou pescoço e irritação da ponta da língua.
A profissional diz que não é difícil encontrar produtos no mercado com a substância. Ela cita o Periogard e o Peroxidin, que são encontrados nas farmácias e drogarias, com preços acessíveis, porém devem ser receitados e supervisionados por um dentista.
A doutora Fátima lembra que a melhor maneira de conseguir uma boa higiene bucal ainda é através da escova, por isso, é importante trocá-la a cada dois meses para melhores resultados. Outra dica importante é visitar o dentista regularmente, pois só assim se evita complicações futuras.