Falta pouco para o McDia Feliz 2010, a maior campanha do país em benefício de crianças e adolescentes com câncer, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. Toda a renda obtida com os sanduíches Big Mac no dia 28 de agosto, vendidos separadamente ou na McOferta, exceto alguns impostos, será revertida para 69 projetos de 58 instituições espalhadas por todo o Brasil.
Diversas personalidades entraram em campo para apoiar a 22ª edição da campanha e formar o time de estrela dos McAmigos. Em Belo Horizonte (MG), o McDia Feliz deste ano conta com o reforço do músico Marco Túlio, guitarrista da banda Jota Quest. A revelação Luan Santana veste a camisa pela ação em Campo Grande (MS) e Di Ferrero, vocalista da banda NX Zero, incentiva os esforços em Curitiba.
Dois destaques do esporte também ajudam a mobilizar a sociedade pelo combate ao câncer infantojuvenil, principal causa de morte por doença entre 5 e 19 anos: o técnico campeão mundial de vôlei por nove vezes, Bernardinho, no Rio de Janeiro, e o piloto da Stock Car Átila Abreu, em Sorocaba (SP). Em Brasília (DF), Dona Mariza Campos Gomes da Silva, esposa do vice-presidente da República José de Alencar, é um dos destaques da campanha, assim como a atriz Ingra Liberato, em Porto Alegre (RS). Carlos Nascimento, em Jaú (SP), e Fabiana Scaranzi, na capital paulista, são os McAmigos no jornalismo.
Todos estes nomes chegam para somar à lista de personalidades que apoiam o McDia Feliz e que cresce a cada ano. Em edições anteriores, a campanha já contou com o apoio de nomes como Ana Maria Braga, Alexandre Borges, Julia Lemmertz, Gustavo Borges, Thiago Lacerda, Xuxa, Sandy & Junior, entre muitos outros.
Apoio em rede
As redes sociais também têm se mostrado aliadas para promover a causa do câncer infantojuvenil. Diversas personalidades manifestam o apoio às ações em benefício de crianças e adolescentes com câncer. “Ótima causa. Tô dentro”, incentivou Guga Kuerten. Gui Pádua, do Programa Legendários, o bailarino Carlinhos de Jesus, as atrizes Bianca Rinaldi, Camila Rodrigues e Bruna Marquezine, além de ex-BBBs Juliana Góes e Flavio Steffli também enviaram mensagens para a realização desta que é a maior campanha pela causa do câncer infantojuvenil do país.
No Twitter, os internautas podem acompanhar todas as novidades sobre a campanha em seguindo os perfis twitter.com/mcdiafeliz e twitter.com/institutoronald
Trocando Big Mac por sorrisos
Ao longo dos últimos 21 anos, os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer. São mais de R$ 100 milhões arrecadados e destinados a mais de 100 instituições de todo o Brasil.
Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apoia iniciativas em benefício de crianças e adolescentes com câncer com o objetivo de aumentar o índice de cura da doença no país. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que promovem diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os pequenos pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação dos trocos dos clientes McDonald’s. Em 2009, o Instituto comemorou dez anos de atuação e desde a sua criação, já foram arrecadados mais de R$ 130 milhões destinados a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, suporte a capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.