Mais de 250 mil estrangeiros de todo o mundo estudam ou pesquisam em universidades e centros de pesquisa alemães. O Brasil está no topo do ranking de nações da América Latina que enviam estudantes e pesquisadores para o país europeu. Aqueles que buscam informações sobre oportunidades de estudo e pesquisa, cursos e testes da língua alemã, vistos e estágios, bem como programas de cooperação entre universidades brasileiras e alemãs, não podem perder a chance de participar de uma das três feiras de educação da turnê “Estudar e Pesquisar na Alemanha 2010”.
Elas acontecem nos dias 12, 14 e 18 de setembro, respectivamente nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, e vão contar com estandes de cinco destacadas universidades alemãs, além de um com instituições da Baviera e outro representando as nove principais universidades técnicas do país (TU9). Também vão expor os consulados gerais da Alemanha, a Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG), o Goethe-Institut e a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe/Iaeste).
Em Belo Horizonte e São Paulo, universidades brasileiras com convênios e programas de intercâmbio com instituições alemãs igualmente estarão presentes. De acordo com Christian Müller, diretor do DAAD Brasil, isso mostra que o caminho para um estudo ou pesquisa na Alemanha muitas vezes passa por uma universidade brasileira que seja parceira de outra alemã.
Organizada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), no ensejo do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Inovação e Tecnologia 2010-2011, a turnê prevê, além das três feiras de educação e pesquisa, uma ampla programação mais envolvendo graduandos, docentes, cientistas, gestores e ex-bolsistas.
Estão agendadas visitas a universidades brasileiras e escolas alemãs instaladas no País, bem como um fórum bilateral com representantes de instituições de ensino superior de ambos os países. O encontro será realizado pelo DAAD em parceria com a entidade que agrega as assessorias internacionais das universidades brasileiras (Faubai), com objetivo de informar sobre programas de fomento a cooperações institucionais e apresentar exemplos bem-sucedidos de parcerias universitárias, além de propiciar contatos para a construção de novas cooperações acadêmico-científicas.