A Sexta-feira da Paixão será caracterizada pela chuva em quase todo o Brasil. Segundo previsão da Somar Meteorologia, o tempo permanecerá completamente seco apenas no extremo sudoeste do Rio Grande do Sul e entre o nordeste gaúcho e o centro do Paraná, além de parte do sertão nordestino. No caso da Região Sul, a chuva acontecerá apenas à tarde e não será intensa. No Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, as chuvas acontecerão a qualquer hora do dia e isto poderá comprometer o feriado de muita gente.
No Sudeste, esperam-se chuvas a qualquer hora e tempo abafado no interior do Estado de São Paulo, oeste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e litoral do Espírito Santo. Quem ficar na Capital Fluminense, Paulista ou for para o litoral de São Paulo, por exemplo, não encontrará muito sol, pois a previsão é de nebulosidade pela manhã e chuvas a partir da tarde. Além disso, há possibilidade de chuvas fortes no litoral do Espírito Santo, Estado de São Paulo (inclusive Capital Paulista a partir da tarde) e boa parte de Minas Gerais. No Centro-Oeste também choverá a qualquer hora do dia na maior parte da Região, com risco de temporais entre Goiás e Mato Grosso.
A Região Norte também terá uma sexta-feira pouco proveitosa em praticamente todos os Estados, com previsão de temporais a qualquer hora do dia. O Nordeste terá uma situação um pouco diferente. As chuvas do litoral podem acontecer pela manhã, mas não devem ser muito duradouras. Além disso, a nebulosidade não é abrangente, permitindo o predomínio do sol em vários momentos do dia. O alerta fica para o risco de chuvas fortes apenas entre a madrugada e manhã desde o litoral sul da Bahia até o litoral do Ceará, além do interior do Maranhão.
Fim de semana
Sul
Uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul no sábado e provoca chuvas no centro, oeste e sul do Estado, com risco de temporais apenas no sudoeste gaúcho. Além disso, áreas de instabilidade causam chuvas com baixo acumulado no Paraná e no norte e meio oeste de Santa Catarina. A temperatura mínima permanece baixa na Serra Geral e faz calor à tarde em boa parte do Rio Grande do Sul, mas a temperatura máxima permanece baixa entre Santa Catarina e Paraná. No domingo, a frente fria e áreas de instabilidade continuam provocando chuva com baixo acumulado em boa parte da Região.
Sudeste
A partir do sábado a frente fria se afasta do litoral do Sudeste, mas as chuvas prosseguem sobre toda a Região. De acordo com os meteorologistas da Somar, há risco de chuvas fortes no leste e sul de São Paulo, litoral norte do Rio de Janeiro, litoral do Espírito Santo e no oeste e sul de Minas Gerais. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa em toda a Região. No domingo, uma nova frente fria chega ao sul do Estado de São Paulo até o fim do dia e esse sistema, juntamente com áreas de instabilidade continuam provocando chuvas com baixo acumulado em toda a Região.
Centro-Oeste
As chuvas prosseguem sobre a maior parte da Região neste sábado, com exceção de partes do sudoeste e sul de Mato Grosso do sul. Segundo a Somar, intensos temporais atingem o centro e sul de Goiás e o noroeste de Mato Grosso. A temperatura permanece baixa em Goiás e Distrito Federal e também retorna uma condição mais próxima da invernada para partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No domingo de Páscoa o tempo permanece bastante instável em toda a Região, com possibilidade de temporais no nordeste de Mato Grosso.
Nordeste
Uma área de instabilidade associada com a Zona de Convergência Intertropical ganha força neste sábado e causa chuvas intensas desde o litoral da Paraíba até o litoral do Maranhão, inclusive com risco de alagamentos em Capitais como Natal, Fortaleza e São Luís. Também chove em boa parte da Bahia, litoral de Sergipe e de Alagoas e no interior do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, mas em todas as áreas, o acumulado será baixo. No domingo a chuva volta a diminuir em boa parte do interior do Nordeste, especialmente na Bahia, mas as chuvas fortes prosseguem sobre o litoral entre o Rio Grande do Norte e Maranhão, além do interior do Piauí. Mesmo com as chuvas, o calorão predomina nos dois dias.
Norte
As áreas de instabilidade perdem um pouco de força neste sábado, retornando uma condição de sol entre nuvens e calor pela manhã, com as chuvas acontecendo apenas a partir da tarde em toda a Região. Ainda chove forte, porém de forma mais isolada, na divisa do Pará com o Amazonas. No domingo, novamente as áreas de instabilidade causam apenas chuvas de fim de tarde, com risco de temporais localizados no Tocantins, Pará e Amazonas.