A proximidade do inverno pode ocasionar uma eventual piora para quem sofre de sensibilidade dentária e ressecamento dos lábios. Naturalmente, a água da torneira ou do bebedouro ficam com temperaturas mais baixas, fazendo com que a sensação térmica pareça estar muito mais gelada. Nessa época de dias frios até para escovar os dentes pela manha é muito doloroso para quem sofrem de sensibilidade dentária e até mesmo para quem nunca teve esse problema.
O Dr. Leandro Lukacsak, ortodontista da Clínica OralFix, sugere que as pessoas aqueçam a água para escovar os dentes para que diminua essa sensibilidade dos dentes e, ainda, que dêem preferência às bebidas e alimentos com temperatura morna. “Hoje em dia, existem alguns produtos que diminuem a sensibilidade, mas geralmente não acabam com o problema completamente. O ideal é que as pessoas procurem um dentista ao menor sinal de dor, porque ele é o profissional capacitado para indicar o tratamento mais adequado para cada caso, entre eles, a aplicação de fluoretos e laser-terapia”, diz o dentista.
O ressecamento e aspereza da boca e dos lábios também é muito comum no inverno, podendo causar pequenas rachaduras, ocasionando enorme desconforto e dor. A dica é usar lubrificantes labiais
, protetores labiais e vaselina para manter a hidratação da pele em dia. “As pessoas não devempassar a língua nos lábios para umedecê-los, pois a saliva é ácida e totalmente prejudicial favorecendo ainda mais o aparecimento de rachaduras”, diz Dr. Leandro Lukacsak, ortodontista da Clínica OralFix.
Serviço:
Clínica Odontológica OralFix
R. Estado de Israel, 166 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Tel. (11) 3881-1004