As temperaturas continuam caindo e nesta manhã de segunda-feira a cidade de General Carneiro, no Paraná, registrou a temperatura mais baixa do ano de todo o Brasil, com mínima de apenas 2,5°C. Ainda no Paraná, os termômetros marcaram 5,1°C em Inácio Martins, mas por conta dos ventos de até 30km/h a sensação foi de mais frio: 3°C abaixo de zero. Em Santa Catarina, os recordes de hoje foram registradas em Curitibanos com mínima de 3,7°C, Novo Horizonte com 7,2°C e Dionísio Cerqueira com 8°C. No Rio Grande do Sul, os termômetros marcaram 7°C em Cruz Alta e Santa Rosa, quebrando o recorde de 7,7°C e 7,2°C, respectivamente.
Além do frio, os meteorologistas da Somar destacam as chuvas fortes previstas para o Sul do país. Nesta segunda-feira, os fortes ventos que sopram do mar e as águas do oceano mais quentes que o normal causam chuva desde o leste do Rio Grande do Sul até o Paraná, com acumulados de até 50mm no litoral norte gaúcho (valor que ultrapassa 40% da média de maio). No interior do Rio Grande do Sul e extremo oeste de Santa Catarina, o risco de chuva é menor, mas o dia permanecerá nublado. Faz muito frio em toda a Região e a máxima hoje não passa de 20°C.
Amanhã, a formação de um ciclone extratropical junto a costa de Santa Catarina mantém as chuvas desde o litoral até o centro dos três Estados da Região e há previsão de grandes acumulados entre o norte gaúcho e o litoral catarinense, inclusive em Florianópolis. O risco de alagamentos e transbordamentos será bastante elevado, especialmente no sul de Santa Catarina. Apenas no oeste dos três Estados a previsão é de tempo seco e bastante nublado. O frio prossegue, com mínima em torno dos 5°C no interior de Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul e máxima abaixo dos 20°C nos três Estados da Região. Por conta dos ventos, a sensação será de mais frio e pode chegar a valores negativos em algumas regiões.
De acordo com os meteorologistas da Somar, na quarta-feira o ciclone extratropical ainda causa chuva com elevado acumulado entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, mas o tempo permanece seco na maior parte do Paraná, oeste catarinense e boa parte do Estado gaúcho. A temperatura permanece baixa, com mínima entre 3°C e 5°C no centro e leste do Paraná e máxima de apenas 11°C no Planalto de Santa Catarina e do Paraná. Na quinta-feira já não há previsão de chuvas na Região Sul e o frio da madrugada aumenta especialmente sobre o Paraná, com mínimas entre 3°C e 4°C. A temperatura máxima começa a subir, mas não passa dos 22°C em boa parte do Rio Grande do Sul e norte do Paraná.