Gripe (suina) Influenza A H1N1 – O Centro de Pesquisa do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC-FMUSP), o Instituto Butantã e o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário da USP realizarão uma avaliação da tolerância e da segurança das 13 vacinas contra o vírus influenza A (H1N1) desenvolvidas pelo Instituto Butantã.
O objetivo do estudo é definir qual dessas alternativas se mostra mais segura e eficaz contra o vírus. Os voluntários, de ambos os sexos, devem ter idade entre 18 e 50 anos e não apresentarem problema de saúde.
Grávidas não podem participar. A pesquisa vai durar cerca de dois meses. Serão avaliadas a eficácia, tolerância e segurança de 13 grupos de vacinas contra o vírus influenza A (H1N1), desenvolvidas pelo Butantã. O que varia em cada uma delas é a concentração de antígeno viral (matéria-prima) e adjuvante, uma substância que potencializa o poder imunizante da vacina. A fórmula desenvolvida pelo Butantã foi feita a partir de antígeno importado.
Cada candidato receberá duas doses da vacina em intervalos de 21 dias. “Queremos saber se ela será capaz de imunizar com uma dose ou se haverá necessidade de reforço. Se com uma dose menor do antígeno conseguirmos os resultados esperados, poderemos duplicar as doses”, afirma Alexander R. Precioso, diretor médico de ensaios clínicos do Instituto Butantã e coordenador geral do estudo.
Ele diz que o vírus usado nas fórmulas das vacinas em teste é do tipo inativado (morto) e não produz contra indicações diferentes das clássicas registradas por outras vacinas, como vermelhidão na área de aplicação, dores no corpo e febre.
A escolhida a ser produzida pelo Butantã será a vacina que conseguir associar maior segurança com alta capacidade de imunização. Segundo Precioso, a pesquisa deve ser concluída em março.
O passo seguinte será registrar a vacina e pedir autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para distribuí-la e aplicá-la no País. Após esse trâmite burocrático, o responsável pelo estudo calcula que a produção da vacina nacional contra a gripe A possa ser iniciada ainda em 2010 ou em 2011. Mas ele explica que não dará tempo de aplicá-la neste Inverno, época em que o vírus circula com maior intensidade.
Quem se encaixar nesse perfil e tiver interesse em participar da avaliação deverá entrar em contato pelos seguintes telefones:
– Instituto Butantã – 0800-701-2850
– Centro de Pesquisa do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – (11) 3069-8833
– Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário da USP – (11) 3091-9241.