O Ministério da Saúde encerra nesta sexta-feira, 23, a vacinação contra o vírus Influenza A, o da Gripe Suína, a três grupos prioritários: crianças de seis meses a dois anos de idade, jovens de 20 a 29 anos e dos portadores de doenças crônicas. Em Ji-Paraná, a campanha segue ainda no sábado com objetivo de imunizar o maior número possível de jovens e doentes crônicos em pontos estratégicos.
“Vamos atuar diretamente com a busca ativa para atingirmos as metas estabelecidas pelo Ministério”, informa a diretora da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Daniela Aidar. Segundo ela, os jovens e os portadores de doenças crônicas não aderiram à campanha e é necessário ir buscá-los. As gestantes poderão se imunizar contra a Influenza A até o final da campanha, programada para acabar em 21 de maio.
Dados parciais da Imunização divulgados nesta terça-feira, 20, revelam que a campanha imunizou 52% dos 11405 jovens e 47% dos doentes crônicos estimados em 3650, em Ji-Paraná. “Não sabemos ainda se haverá prorrogação de data para vacinação contra o vírus H1N1. Por isso, estamos envidando todos os esforços para alcançar os objetivos”, diz o secretário de saúde José Batista, satisfeito com a superação de meta dos demais grupos prioritários, as crianças, gestantes e profissionais da saúde.
IDOSOS SÃO PRIORIDADE
No sábado, 24, inicia a vacinação dos idosos com doenças crônicas. A esse penúltimo grupo prioritário foram destinadas 1539 doses para Ji-Paraná. A campanha segue no sábado nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) – postinho – e nos cinco maiores supermercados da cidade.
“Aos idosos que não deverão ser vacinados contra o vírus H1N1, esses [idosos] deverão se vacinar contra o vírus Influenza”, explica Daniela Aidar, finalizando que haverá a vacina sazonal nos pontos divulgados.