A IMMA – Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia, primeira indústria de bens de capital por encomenda da região Norte do Brasil e fruto de uma joint venture entre as empresas Alstom e Bardella, abre inscrições para a terceira turma do Projeto Guaporé, programa de capacitação de mão-de-obra em Rondônia.
Os interessados devem se inscrever no SENAI de Porto Velho, até 9 de abril. Para a inscrição é necessário apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante ou declaração escolar. Os candidatos devem ter mais de 18 anos. Para outras informações, o telefone do SENAI é (69) 3211-9500.
O programa vai oferecer 700 horas de treinamento em caldeiraria, solda, montagem mecânica, oxi corte (corte de chapas de aço), usinagem, jateamento e pintura industrial, controle de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.
Lançado em julho de 2008, visando o desenvolvimento social e profissional da comunidade da região de Porto Velho, o Projeto Guaporé já formou mais de 600 pessoas. Cerca de 85% dos profissionais da manufatura da IMMA receberam formação por esse programa.
As aulas do projeto são ministradas no SENAI e uma das etapas da capacitação é realizada na Oficina Escola Metal Mecânica da instituição, que foi construída exclusivamente para o desenvolvimento da prática profissional para a indústria. Além da formação técnica, o Projeto Guaporé promove a transferência de cultura e tecnologia industrial. Profissionais da Alstom e da Bardella participam ativamente da capacitação, ministrando aulas e palestras aos alunos. Além disso, parte do treinamento prático ocorre nas fábricas de ambas as empresas em São Paulo.
Sobre a IMMA
Com o objetivo de subsidiar os projetos de hidreletricidade da região Norte do Brasil, por meio do fornecimento de equipamentos hidromecânicos e de levantamento para os empreendimentos deste setor na Amazônia, a Alstom, líder mundial em infraestrutura de energia e transporte, associou-se à Bardella, tradicional empresa nacional de bens de capital com engenharia sob encomenda, para a construção da Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia – IMMA. Com investimento de R$ 90 milhões, a obra, entregue em março de 2010, está localizada em Porto Velho, no Estado de Rondônia e tem 235 mil m² de área total e 33 mil m² de área construída. Equipada com máquinas operatrizes, área de caldeiraria, jato de granalha e pintura, a fábrica tem capacidade de levantamento de 130 toneladas e produção de 12 mil toneladas por ano.
Sobre a Alstom
A Alstom é líder mundial em geração de energia e infraestrutura ferroviária, referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo e também fornece usinas integradas para a geração de energia, além de serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica. O Grupo emprega 81.500 pessoas em 70 países e registrou encomendas de 24,6 bilhões de Euros em 2008/ 2009.
No Brasil, a Alstom está presente há 55 anos, contando com 4.000 funcionários diretos, que trabalham em quatro unidades instaladas nos estados de São Paulo e Rondônia.
Sobre a Bardella
Desde sua fundação em 1911, a Bardella S.A. Indústrias Mecânicas esteve presente e participante em todas as etapas do desenvolvimento brasileiro. Sempre de forma pioneira e voltada para o mercado, ela soube se adaptar e muitas vezes se antecipar às necessidades de um mercado em crescente evolução e de grande competitividade.
Desta forma, a Bardella construiu ao longo dos anos uma carteira com clientes renomados em nível nacional e internacional, o que vem demonstrar claramente a sua capacidade técnica e gerencial no fornecimento de seus produtos e serviços.