O Índice Nacional de Confiança ACSP/IPSOS de setembro atingiu a marca 153 pontos, contra 155 em agosto (recorde) e 135 em setembro de 2009. “O comercio está feliz com esse resultado, que mostra que o nível de confiança do nosso consumidor subiu bem em relação ao ano passado e vem em ascensão este ano, indicando que deveremos ter um dos melhores natais da década”, disse Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
REGIÃO
As regiões norte e centro-oeste continuam sendo as mais otimistas em setembro com 181 pontos (200 pontos em agosto de 2010). Depois vem a região sul com 169 pontos (163 pontos em agosto). A sudeste ficou com 161 pontos (159 pontos em agosto) e, finalmente, a nordeste continua a menos otimista com 125 pontos (130 pontos em agosto).
CLASSE
A classe C continua liderando o otimismo, estável, com 164 pontos em setembro (164 pontos em agosto), vindo a seguir a classe A/B com 150 pontos (148 pontos em agosto). Finalmente, a classe D/E com 129 pontos em setembro (133 pontos em agosto).
EMPREGO
Os que se sentem mais confiantes no emprego caíram um pouquinho, de 43% dos entrevistados em agosto, para 41% dos entrevistados em setembro. Entre os que se sentem menos confiantes o percentual de respostas ficou estável em 23%.
A média de pessoas conhecidas que perderam emprego está em 3,5 em setembro, contra 3,6 em agosto bem inferior aos 4,0% de setembro de 2009. Essa média entre 3,5 e 3,6 mantém-se estável desde fevereiro passado.
COMPRAS
Cresceram os consumidores que se sentem mais à vontade para a compra de eletrodomésticos passaram de 46% dos entrevistados em agosto passado, para 47% em setembro. Os menos favoráveis permanecem em 26% (agosto/setembro) dos entrevistados.
FUTURO
Em relação à confiança do consumidor no futuro da economia da sua região; os que acham que ela vai ficar mais forte, melhorou: subiu de 44% em agosto, para 45% em setembro. Enquanto os que acham que ela vai ficar mais fraca, caiu de 11% em agosto, para 9% dos entrevistados em setembro.
Esse placar continua muito favorável, inclusive, na condição financeira pessoal, em relação aos próximos seis meses. Em setembro subiu para 55% dos consumidores entrevistados (contra 54% em agosto e 55% em julho) que continuam acreditando que sua situação financeira pessoal tende a melhorar nos próximos seis meses . Neste caso, permanece praticamente estável nos últimos três meses.
Mas os consumidores que acham que vai piorar nos próximos seis meses passaram de 5% em julho, para 7% em agosto e agora subiu para 8% em setembro. Neste caso há uma ligeira elevação de três pontos em três meses, sugerindo que o consumidor está um pouco cauteloso em relação ao início de um novo governo em 2011, mas isso não deve afetar as vendas de Natal.
BALANÇO:
Resumidamente, o consumidor permanece num patamar elevado de otimismo se preparando para o final de ano, que tudo indica será bastante favorável para as vendas em geral.
Nota: a pesquisa nacional ACSP/Ipsos faz mil entrevistas domiciliares por mês, 12 mil por ano, em 9 regiões metropolitanas e 70 cidades do Interior brasileiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
OBS. O Índice da ACSP/Ipsos varia de zero a 200 pontos, sendo que acima de 100 pontos está na região do otimismo e do pessimismo abaixo de 100 pontos.