Um concurso promovido na internet vai selecionar 10 pessoas para estrelar o reality da Expedição Citroën AIRCROSS, que vai passar por lugares exóticos e pouco conhecidos em 20 cidades do Brasil. Foram abertas dez vagas e os interessados devem postar no site www.expedicaocitroenAIRCROSS.com.br um vídeo que responda a pergunta: “Por que eu devo participar da Expedição Citröen AIRCROSS”. As inscrições serão válidas somente até 1º de outubro. As melhores performances serão eleitas e a experiência dos dez escolhidos, durante a viagem, vai virar um reality exibido em 13 episódios pelo Multishow. “A ideia é levar a visão dos expedicionários sobre a cultura e a geografia pouco conhecida do país para o público jovem. Atitude e espontaneidade vão contar pontos para seleção dos candidatos”, explica Zuza Tupinambá, diretor da Kwarup, sócio-diretor de criação e planejamento da Kwarup, agência de idéias, responsável pelo conceito do projeto.
A Expedição Citroën AIRCROSS vai juntar cultura, esporte, gastronomia e música em uma viagem de aventura. Os expedicionários vão contar com os mais modernos recursos de tecnologia digital e estarão conectados com todas as redes sociais, com links de satélite em tempo real para transmitir as impressões e descobertas da viagem no Twitter, Facebook etc. Uma estrutura operacional, com cerca de 70 profissionais, foi montada para o projeto, envolvendo desde apoio logístico até esportistas profissionais, médicos, chefs de cozinha, músicos e antropólogos. Os chefs de cozinha terão como missão criar receitas usando ingredientes locais, os músicos deverão captar os sons de cada região e transformá-los em trilha sonora da viagem e os antropólogos farão um levantamento de traços marcantes da cultura, costumes e das tradições de cada um dos povoados visitados– de aldeias indígenas a comunidades quilombolas . Um verdadeiro registro antropológico que dará origem, em 2011, a um documentário sobre a beleza e a diversidade brasileira. A viagem terá início no Rio de Janeiro, dia 10 de novembro, percorrerá todo o Brasil, e terminará em São Paulo, dia 10 de dezembro.
A Expedição remonta as viagens de André Citröen, fundador da companhia, feitas entre as duas grandes guerras mundiais. A primeira delas, ao deserto do Saara, aconteceu entre os anos de 1922 e 1923; a segunda, uma travessia pela África, de 1924 a 1925; e a última, pela Ásia Central, de 1931 a 1932. Além de testar (e mostrar) a robustez de seus carros, em cada uma das viagens André Citröen levava consigo uma equipe para registrar os traços culturais das regiões pelas quais passava.