A Rede Secovi de Imóveis comemorou o Dia do Corretor durante evento realizado nesta sexta-feira, 27 de agosto, com o sorteio de brindes entre os participantes. “O novo perfil do comprador de imóveis diante da Internet” foi tema de palestra de Dilton Caldas Ferreira, diretor do Zap, que apresentou aos profissionais que atuam nas empresas associadas informações e orientações sobre como atender este cliente.
Segundo Ferreira, a maioria das pessoas que fecha um negócio imobiliário necessariamente passa pela internet. O desafio é descobrir o que falta para que a web se transforme em uma ferramenta ainda mais útil ao mercado. “O mundo mudou, os clientes mudaram e hoje são eles que detêm a informação. Os profissionais do mercado precisam se adequar a este novo comportamento e utilizar a internet como instrumento de trabalho. Ou seja, o corretor tem de ser on line”, diz.
Brasil On line – Hoje, dos mais de 67,5 milhões de usuários da internet, 90% pertencem às classes AB e 45% da classe C (principal responsável pelo crescimento de acessos nos últimos anos). “O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de vendas de computador no mundo. Desde 2007, o País vende mais computadores do que aparelhos de televisão, conforme o palestrante.
“O que os internautas fazem?”, questionou. Entre os que buscam de imóveis, grande parte decide pela compra por influência da internet – fenômeno que mudou a maneira de pesquisar imóveis. “Assim, é indispensável aprender como se portar diante desse cliente.”
Levantamento realizado pelo portal mostra que, com o fenômeno da internet, mais de 50% das pessoas pesquisam, comparam e decidem pela compra do imóveis em dois meses. A decisão de compra considera inicialmente a localização e as condições do entorno. A grande mudança trazida pela internet é poder oferecer todas as informações sobre o bairro, por meio de material pronto e dinâmico.
O empresário e o corretor também precisam aprender a utilizar mais os mapas, na opinião de Ferreira. Com isso, é possível valorizar a venda, ilustrar condições de acesso ao imóvel, do entorno, de transportes. O mapa expressa essas informações da melhor maneira possível.
De acordo com o palestrante, existem informações que determinam o perfil do consumidor, indispensáveis, portanto, para o empresário ou corretor montarem um portfólio que permita agilizar negócios. Ter conhecimento de onde está a demanda, por exemplo, é importante indicador para que se faça captação a fim de atendê-La. Ainda com base em levantamento feito pelo Zap, citou as zonas Sul, Leste e Norte como locais com grande demanda para venda.