O IPTU 2010 em Belo Horizonte (BH) pode ser pago com desconto de 7% até 20 de janeiro de 2010. O desconto é válido para o pagamento de duas ou mais parcelas e para a quitação integral. Quem optar pelo pagamento parcelado, deve aguardar a guia que será enviada ao seu endereço. O vencimento da primeira parcela será no dia 15 de fevereiro de 2010. As demais serão enviadas mensalmente e o vencimento será sempre no dia 15 de cada mês. Quando o dia 15 for feriado ou fim de semana, o pagamento pode ser feito até o primeiro dia útil seguinte.
Como fazer para solicitar revisão de informações do imóvel – Após conferir atentamente as informações da sua guia, o contribuinte que desejar solicitar a revisão dos dados de seu imóvel ou do valor atribuído a ele pela PBH deve se dirigir a um dos Postos de Atendimento, munido da documentação que comprove a incorreção dos dados cadastral constante da guia. No caso de pedido de revisão de valor venal, não é necessária a apresentação de laudo de avaliação.
O contribuinte, sempre que possível, deve comparecer pessoalmente ao Posto de Atendimento e apresentar documento de identidade. Caso não seja possível o comparecimento pessoal, deve autorizar, de modo expresso e escrito, pessoa maior e que conheça o imóvel. É necessário apresentar o CPF /CNPJ e cópia, caso não conste da guia ou esteja errado na mesma. Essa correção também pode ser feita por www.fazenda.pbh.gov.br/CPF_cnpj.
Caso o imóvel não esteja em nome do atual proprietário no cadastro municipal, é necessário apresentar o documento de propriedade.
Se necessário, também deve atualizar o endereço de correspondência, que poderá também ser feito pela internet.
Isenções do IPTU – Em 2010, estão isentos do IPTU e das taxas cobradas os proprietários de imóveis dos tipos casa, apartamento ou barracão, todos de ocupação exclusivamente residencial, cujo valor venal, em 1o de janeiro de 2010, não exceda o valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e que tenham padrão de acabamento P1 e P2. Se forem de padrão de acabamento P3, P4 ou P5, terão direito à isenção do IPTU, devendo pagar apenas as taxas.
Confira as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o IPTU em Belo Horizonte
Qual é a data de vencimento do IPTU-2010?
O pagamento de 2 ou mais parcelas com desconto de 7% deverá ser feito até o dia 20 de janeiro de 2010.
O vencimento da primeira parcela, sem desconto, será no dia 15 de fevereiro, de 2010, as demais vencerão no dia 15 de cada mês, ou no primeiro dia útil após o dia 15, sendo este dia, sábado, domingo ou feriado.
Onde posso pagar meu IPTU?
Agências lotéricas conveniadas com a Caixa Econômica Federal (até o valor máximo de R$ 999,99) e bancos credenciados.
O que significa Índice Cadastral?
É o número do seu imóvel no cadastro da PBH. Ele é composto de três números para o bairro (zona), três números para a quadra (podendo ou não estar acompanhado por uma letra), três números para o lote (podendo ou não estar acompanhado por uma letra) e três números para a unidade, acompanhados do número de controle.
O meu imposto está muito maior do que o do meu vizinho, por quê?
Inicialmente verifique se os dados que constam da sua guia e da guia de seu vizinho estão corretos. Se os dados do seu imóvel ou do imóvel do seu vizinho estiverem errados, deve ser feita a atualização do cadastro em um dos locais de atendimento, através de um pedido de revisão. A PBH trabalha constantemente para corrigir essas diferenças, mas sua colaboração é fundamental. Você pode contribuir informando o endereço do seu vizinho à PBH para atualizar o cadastro.
Tenho dúvidas quanto ao valor do IPTU. Como proceder?
Verifique, novamente, se os dados cadastrais constantes da guia estão corretos. O mais importante neste caso é conferir se o valor venal atribuído ao seu imóvel está acima do valor de mercado do mesmo.
Quero uma revisão do meu IPTU. Como devo proceder?
Você deverá dirigir-se a um dos locais de atendimento para ser esclarecido quanto ao seu imposto. Caso haja algum dado incorreto você poderá pedir a revisão.
Devo pagar o imposto após ter feito um pedido de revisão? E, caso seja deferido a meu favor, receberei o dinheiro pago a mais de volta?
Sim, você poderá pagar o seu imposto tendo, inclusive, direito ao desconto se efetuado dentro do prazo. Se o seu pedido for deferido, você poderá pedir a devolução do dinheiro pago a mais, através de um processo administrativo de restituição.
Moro em um apartamento e a área de construção que consta da minha guia do IPTU está diferente da minha área útil. Por quê?
A área construída de imóveis em condomínios é obtida multiplicando-se a área total, dada por Certidão de Baixa de Construção e Habite-se, pela fração ideal dada pela convenção de condomínio, o que inclui a área comum na proporção da fração ideal.
Como faço para obter isenção de IPTU por ser Ex-Combatente da FEB?
A isenção nesse caso é concedida para o imóvel em que more o ex-combatente, o(a) viúvo(a) ou o filho menor. Para tanto, deverá ser comprovada a propriedade e a condição de ex-combatente em processo a ser aberto nos locais de atendimento. A isenção é apenas para o IPTU e não vale para as taxas cobradas junto com ele.
Vale observar que essa isenção não se estende a outros imóveis de propriedade do ex-combatente.
O imóvel foi tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico. Nesse caso tenho direito à isenção?
Sim. O imóvel regularmente tombado por qualquer instituição pública de proteção do patrimônio histórico e artístico fica isento do imposto (IPTU), desde que obtenha laudo favorável sobre as condições da sua manutenção e proteção. O imóvel beneficiado com essa isenção fica obrigado ao pagamento das taxas que são cobradas juntamente com o IPTU. O proprietário ou seu representante deve requerer esse benefício junto à GEPH que fica na rua Professor Estevão Pinto, 601 – Serra ou em qualquer dos locais de atendimento de IPTU.
Imóveis em construção têm direito a redução de alíquota?
As alíquotas dos imóveis em construção têm redução de 50%. Se não receber o benefício de ofício, o contribuinte deverá solicitá-lo em um dos postos de atendimento do IPTU 2010 até o dia 05 de fevereiro de 2010, anexando o Alvará de Construção e a Comunicação de Início de Obra, em vigor em 1º de janeiro de 2010.
O requerimento do benefício não afasta a incidência de encargos moratórios sobre o valor do imposto, caso o pedido seja indeferido. Esse benefício somente poderá ser aplicado em no máximo três exercícios.
Deixei de pagar os IPTU de anos anteriores, o que devo fazer?
Você deverá pegar uma guia para pagar ou parcelar o seu débito em uma das Administrações Regionais.
Mais informações:
Disque IPTU: 156
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE