IRPF 2010 – A Receita Federal do Brasil (RFB) recebeu ontem (1/3) 124.620 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2010. Foram realizados 1.751.778 downloads do programa gerador. Já para o programa de envio da declaração, o Receitanet, foram efetuados 734.335 downloads. A expectativa da Receita é que cerca de 24 milhões de contribuintes prestem contas este ano, cujo o prazo termina dia 30 de abril. Quem não entregar a declaração dentro do prazo, terá que pagar multa de R$165,74.
A Receita Federal do Brasil disponibilizou um conteúdo especial para os mais de 20 milhões de declarantes do IRFP/2010. Os contribuintes terão à sua disposição a partir de agora no sítio da Receita Federal na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), diversas novidades para facilitar a obtenção de informações relacionadas à declaração do IRPF 2010.
A Receita preparou páginas especiais sobre a apresentação da declaração, o pagamento das quotas, a restituição e a situação da declaração. Esses quatro assuntos estão organizados conforme os tópicos abaixo:
1 – Declaração: download de programas, obrigatoriedade, formas de elaboração, prazo de entrega, preenchimento, transmissão, retificação e multa por atraso na entrega;
2- Pagamento: emissão de Darf, débito automático, vencimento das quotas e pagamento em atraso;
3 – Situação da declaração: extrato da DIRPF, regularização de pendências e intimação e notificação;
4 – Restituição: consulta, datas dos lotes, aviso via celular e alteração de conta.
O novo conteúdo foi formatado para proporcionar uma navegação mais simples e intuitiva, facilitando assim a localização de informações por meio de um novo leiaute. Além disso, o conteúdo deixou de ser essencialmente textual, passando a ser composto também por tutoriais apresentando didaticamente como realizar tarefas como o download e instalação dos programas, importação de dados da declaração de 2009, gravação e transmissão da declaração, verificação de pendências, retificação da declaração e impressão do Darf.
Assessoria de Comunicação Social – Ascom/RFB