Para grande parte dos cinéfilos, o cineasta John Martin Feeney encarna a essência do estilo clássico norte-americano e sua história se confunde com as origens do próprio cinema. Mas quando se apresentava, ele usava uma única e modesta frase: “Meu nome é John Ford e eu faço westerns”. É verdade que as profundas e avassaladoras histórias que contou tendo o Velho Oeste como pano de fundo são até hoje consideradas as maiores obras de sua filmografia. Mas ele também deixou sua marca inconfundível em uma grande variedade de relatos e temáticas. Para Orson Welles, cujo Cidadão Kane perdeu o Oscar® de “melhor filme” justamente para “Como era Verde o Meu Vale”, de Ford, a questão sobre os diretores que admirava era simples de responder. “Os velhos mestres. Quero dizer, John Ford, John Ford e John Ford”. Já Martin Scorsese diz que a posição da câmera de Ford era a “posição da poesia”. Até hoje relembrada e cultuada, a obra de John Ford será relembrada pelo canal TCM em junho, com uma apresentação dupla de filmes todas as segundas e terças-feiras, começando às 22h. Quem perder, ainda pode conferir as reapresentações às terças e quartas-feiras, sempre a partir das 14h.
Em 1917, durante o período do alvorecer do cinema, John Ford se iniciou na carreira simplesmente porque alguém achou que ele gritava alto o suficiente para ser um bom diretor. Nos anos 20, embora tenha começado sua jornada pelo mundo dos caubóis norte-americanos, o reconhecimento chegaria com sua representação expressionista de uma Dublin submersa na noite e na neblina, em O Delator, filme que lhe rendeu seu primeiro Oscar® de melhor diretor. Já em 39, ano do apogeu da chamada “Hollywood de Ouro”, foi responsável por três obras-primas que fariam o western renascer das cinzas: Ao Rufar dos Tambores, A Mocidade de Lincoln e No Tempo das Diligências.
No especial programado pelo TCM, estão a sua festejada trilogia da cavalaria (Sangue de Heróis, Legião Invencível e Rio Bravo), mas também há espaço para lugares menos explorados de sua obra, como O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões, que expõe um dos capítulos mais obscuros da história norte-americana; o menosprezado O Céu Mandou Alguém; e seu último – e muito pessoal – filme Sete Mulheres. Também será possível assistir ao documentário de Peter Bogdanovich, Directed by John Ford, cuja edição de 2006 foi revisada pelo próprio Ford e contou com os depoimentos de Walter Hill, Clint Eastwood, Martin Scorsese e Steven Spielberg, entre outros conhecedores e admiradores do grande mestre.
Confira abaixo a programação completa do especial MEU NOME É JOHN FORD:
Terça-feira, dia 1º de junho
22h – DIRECTED BY JOHN FORD (Idem, Documentário, 2006)
23h55 – SANGUE DE HERÓIS (Fort Apache, 1948)
Quarta-feira, dia 2 de junho
14h – DIRECTED BY JOHN FORD (Idem, Documentário, 2006)
15h55 – SANGUE DE HERÓIS (Fort Apache, 1948)
Segunda-feira, dia 7 de junho
22h – LEGIÃO INVENCÍVEL (She Wore a Yellow Ribbon, 1949)
23h50 – O PRISIONEIRO DA ILHA DOS TUBARÕES (The Prisoner of Shark Island, 1936)
Terça-feira, dia 8 de junho
14h – LEGIÃO INVENCÍVEL (She Wore a Yellow Ribbon, 1949)
15h50 – O PRISIONEIRO DA ILHA DOS TUBARÕES (The Prisoner of Shark Island, 1936)
22h – O DELATOR (The Informer, 1935)
23h35 – O CÉU MANDOU ALGUÉM (The Three Godfathers, 1948)
Quarta-feira, dia 9 de junho
14h – O DELATOR (The Informer, 1935)
15h35 – O CÉU MANDOU ALGUÉM (The Three Godfathers, 1948)
Segunda-feira, dia 14 de junho
22h – A CONQUISTA DO OESTE (How The West Was Won, 1962)
0h35 – SETE MULHERES (Seven Women, 1966)
Terça-feira, dia 15 de junho
14h – A CONQUISTA DO OESTE (How The West Was Won, 1962)
16h35 – SETE MULHERES (Seven Women, 1966)
22h – CARAVANA DE BRAVOS (Wagon Master, 1950)
23h30 – DEPOIS DO VENDAVAL (The Quiet Man, 1952)
Quarta-feira, dia 16 de junho
14h – CARAVANA DE BRAVOS (Wagon Master, 1950)
15h30 – DEPOIS DO VENDAVAL (The Quiet Man, 1952)
Segunda-feira, dia 21 de junho
22h – SANGUE POR GLÓRIA (What Price Glory?, 1952)
23h55 – DOMÍNIO DE BÁRBAROS (The Fugitive, 1948)
Terça-feira, dia 22 de junho
14h – SANGUE POR GLÓRIA (What Price Glory?, 1952)
15h55 – DOMÍNIO DE BÁRBAROS (The Fugitive, 1948)
22h – FOMOS OS SACRIFICADOS (They Were Expendable, 1945)
0h20 – AUDAZES E MALDITOS (Sergeant Rutledge, 1960)
Quarta-feira, dia 23 de junho
14h – FOMOS OS SACRIFICADOS (They Were Expendable, 1945)
16h20 – AUDAZES E MALDITOS (Sergeant Rutledge, 1960)
Segunda-feira, dia 28 de junho
22h – COMO ERA VERDE O MEU VALE (How Green Was My Valley, 1941)
0h05 – RIO GRANDE (Idem, 1950)
Terça-feira, dia 29 de junho
14h – COMO ERA VERDE O MEU VALE (How Green Was My Valley, 1941)
16h05 – RIO BRAVO (Rio Grande, 1950)
22h – PAIXÃO DOS FORTES (My Darling Clementine, 1946)
23h45 – DIRECTED BY JOHN FORD (Idem, Documentário, 2006)
Quarta-feira, dia 30 de junho
14h – PAIXÃO DOS FORTES (My Darling Clementine, 1946)
15h40 – DIRECTED BY JOHN FORD (Idem, Documentário, 2006)
*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.