Mais de 400 crianças do 5º ano da rede pública municipal de ensino estão sendo formadas no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em Ji-Paraná. São jovens de 9 a 12 anos da zona urbana que participaram do curso por seis meses, tendo aula uma vez por semana, com objetivo de criar resistência aos mais diversos tipos de drogas, tanto lícitas com ilícitas. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação, trabalha em parceria com a Polícia Militar.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Trabalha a autoestima, cidadania, respeito à família e à escola.
Segundo informações da Policial Militar Nilra Norberto, esse programa existe em mais de 60 países e foi implantado no Brasil a cerca de 20 anos. “As crianças ficam encantadas com a metodologia do Proerd e interagem bastante. Somos sempre muito bem recebidos, tanto pelos alunos como pelas escolas. Às vezes alguns pais que já vivem o problema das drogas apresentam resistência, mas acabam por aceitar as nossas orientações. Trabalhamos de forma preventiva, orientando as crianças para que sempre resistam a todo e qualquer tipo de droga que possa ser oferecida a elas. Possuímos dados concretos que mostram que apenas uma pequena minoria de jovens que passaram pelo curso acabam se envolvendo com algum tipo de droga”, explicou Nilra.
Segundo Nilra, a “porta de entrada” para o envolvimento com drogas ilícitas é o álcool e o cigarro. O álcool mata mais pelo envolvimento de seus usuários em brigas e acidentes, já o cigarro por doenças. Normalmente, os jovens que passam a utilizar as drogas mais “pesadas”, são assíduos usuários de bebidas alcoólicas e fumo.
Na rede pública municipal de ensino de Ji-Paraná o Proerd foi oferecido, em 2009, apenas às crianças da zona urbana, já para 2010 o projeto foi estendido também para os jovens das escolas pólo da zona rural. A Semed é responsável pelo fornecimento do kit utilizado no curso; livro, camiseta e certificado; e a Polícia Militar pelos instrutores. Em Ji-Paraná são três os instrutores do Proerd, os PM’s: Nilra Norberto, Paulo Paixão e Jorge Alves.
A primeira formatura de 2010 aconteceu ontem, terça-feira, no Quartel da PM, às 19 horas, onde foram certificadas 130 crianças. A segunda acontecerá amanhã (29), quinta-feira, na Escola Ruth Rocha, 2º Distrito de Ji-Paraná, às 19 horas, onde haverá a formação de mais de 300 jovens.