Atenção no preparo da lancheira dos filhos evita doenças e ajuda a melhorar o aprendizado. Nutricionista dá sugestões de lanches para todos os dias da semana
Crianças em idade escolar gastam muita energia e para repor a perda é fundamental uma alimentação rica em nutrientes. Para satisfazer a necessidade energética e manter o rendimento escolar dos filhos, os pais devem ficar atentos na hora de escolher os alimentos que serão colocados na lancheira.
De acordo com a Kátia Terumi, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, a solução para evitar a obesidade e o baixo desenvolvimento físico e psíquico das crianças está nos lanches levados de casa aliados a uma boa alimentação ao longo do dia.
“É importante que o lanche contenha sempre uma fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Guloseimas devem ser evitadas, pois fornecem muita gordura e muito açúcar”, explica a nutricionista. Ela ainda ressalta que o excesso de gordura faz com que a digestão se torne lenta. Com isso, a criança sentirá fadiga nas aulas após o lanche, prejudicando o aprendizado.
Para montar todo os dias lanches saudáveis e na medida certa é preciso ser criativo. Lancheiras térmicas dão mais opções para o cardápio da criançada, pois são capazes de manter a temperatura ideal de alimentos perecíveis, como frios e lácteos.
Abaixo seguem sugestões de lanches para a semana:
Segunda-feira:
suco de uva (caixa) – 90 Cal
biscoito de polvilho (2 xícaras) – 60 Cal
Total: 150 Cal
Terça-feira:
iogurte líquido (200 ml) – 174 Cal
biscoito aveia e mel (3 unidades) – 87 Cal
Total: 261 Cal
Quarta-feira:
leite desnatado com achocolatado (1 copo) -118 Cal
banana (1 unidade) -70 Cal
Total: 188 Cal
Quinta-feira:
suco de abacaxi (caixa) – 80 Cal
bolo (1 fatia) – 130 Cal
Total: 210 Cal
Sexta-feira:
Yakult (1 unidade) – 50 Cal
bisnaga com queijo minas (1 unidade) – 110 Cal
Total: 160 Cal
O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, localizado em São Paulo, é um dos maiores do País, conta com cerca de 780 médicos e atua em 44 especialidades. Realiza anualmente cerca de 10 mil cirurgias, 12 mil internações, 200 mil consultas ambulatoriais e 110 mil atendimentos de Pronto-Socorro.