Programa Mais Cultura – nove estados da região amazônica – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – receberão investimento de R$ 13,8 milhões do Ministério da Cultura (MinC), por meio do programa Mais Cultura. A ação visa promover a diversidade cultural da Amazônia Legal por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais. As iniciativas deverão ter como beneficiários jovens entre 17 e 29 anos residentes em municípios da Amazônia Legal. O edital Microprojetos Mais Cultura para Amazônia Legal foi publicado na segunda-feira (12), no Diário Oficial da União.
Essa é a segunda edição do Microprojetos Mais Cultura. A primeira, executada em 2009, contemplou 1.200 projetos da região do semiárido com valores entre um e 30 salários mínimos. Em 2010, o valor máximo dos projetos a serem apoioados será de 35 salários mínimos (cinco a mais que em 2009). O aumento do valor foi uma das principais deliberações da II Conferência Nacional de Cultura, realizada em março passado, em Brasília.
Outra novidade é a possibilidade de inscrição oral de projetos. A medida visa facilitar e democratizar o acesso ao edital. Serão aceitas inscrições gravadas em meio digital ou fita cassete. Conforme a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles, esse é o primeiro edital da pasta para apoiar projetos culturais da Amazônia Legal. “Trata-se de uma região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções. Além disso, estamos incorporando o ‘custo amazônico’ nas ações do ministério e contribuindo para promover a cidadania de milhares de jovens da região amazônica”, destaca.
A coordenadora aponta, ainda, a importância da ação para o desenvolvimento regional: “a cultura gera oportunidades, desenvolve a cidadania e a economia local”. O Microprojetos para Amazônia Legal será executado em parceria com a Fundação Nacional de Artes, Banco da Amazônia e governos estaduais da região amazônica.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 11 de junho. Podem participar pessoas físicas com idade mínima de 18 anos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afrobrasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas (ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem mais de uma área artística na mesma proposta). Mais informações em www.cultura.gov.br.