Desenvolver ações de marketing para ferramentas de busca como o Google é um negócio que está ganhando uma dinâmica própria, resultando em empresas especializadas e na necessidade de profissionais de marketing ou comunicação que entendam como o sistema funciona. Prova disso é o sucesso de empresas especializadas em Search Engine Optimization (SEO) ou otimização de resultados em ferramentas de busca como o próprio Google, além de Bing e Yahoo.
Ainda assim, a carência de informações sobre como essas ferramentas funcionam e como as empresas podem obter o melhor desse tipo de comunicação está levando empresas como o Wall Street Institute, uma escola de inglês focada no segmento corporativo, a promover palestras que ajudam gerentes de marketing e comunicação a entender o fenômeno da publicidade via WEB. O primeiro evento nesse sentido acontece no próximo dia 26 de agosto, às 19 horas, no Centro de Convenções do Shopping Nações Unidas, em São Paulo, quando Bernhard Schultze, Diretor da SEO Marketing, vai ministrar a palestra “Desvendando os segredos do Google”.
Segundo Schultze, há mudanças significativas no modo como empresas comercializam produtos e serviços, mudanças estas que fortaleceram a publicidade via WEB, especialmente por meio de links patrocinados:
“Há casos como livros, cartuchos de impressoras, determinadas filmadoras ou celulares, enfim, uma infinidade de produtos que não se encontram mais em distribuidores físicos, ou lojas, pelo simples fato de esses revendedores colocam em estoque apenas as novidades. Quando precisamos de um cartucho de uma empresa com um ou dois anos de vida, só é possível encontrá-lo via comércio eletrônico, o que torna ainda mais importante para quem vende esse produto o recurso aos links patrocinados em ferramentas de busca”, explica.
Uma prova da importância dos links patrocinados está no fato de que, segundo Schultze, eles já respondem por 50% dos investimentos em propaganda na WEB nos Estados Unidos, o que significa que devem ter forte crescimento também no Brasil:
“Quando buscamos o nome de um produto em uma ferramenta de busca isso indica uma intenção de compra. Nesse sentido, os resultados orgânicos, ou gratuitos, da busca podem não ser interessantes, porque o internauta quer comprar. Nesse caso, um link patrocinado leva o usuário diretamente a uma empresa que está vendendo aquele produto ou serviço, sem a necessidade de perda de tempo. Se a campanha na WEB for bem feita, o link patrocinado é uma importante ferramenta de venda”, assinala.
Para Schultze, o segmento de marketing para Google, como ele o classifica, está gerando oportunidades de trabalho para profissionais de marketing ou comunicação que desejem se aprofundar nesse tema:
“Há uma carreira promissora para profissionais de marketing nesse mercado, pois muitas das empresas para as quais prestamos serviços buscam profissionais no mercado para gerenciarem suas campanhas via WEB”, avisa.
Segundo Carol Olival Trovó, Diretora Pedagógica do Wall Street Institute, que patrocina a palestra, muitos jovens escolhem cursos de inglês também por meio de buscas na Internet:
“Mas no caso de um curso de inglês, que é um investimento caro e precisa dar resultados, os links patrocinados são apenas parte do processo, pois é importante que as pessoas encontrem nos conteúdos da escola algo com o que possam se identificar, como ensino flexível, aprendizado por meio de ações de networking e uma série de outras iniciativas, como esta palestra, que ajudam as pessoas a se situar no mundo corporativo”, explica.
Trovó assinala que o inglês é, cada vez mais, a língua dos negócios, razão pela qual o conhecimento do inglês é ferramenta fundamental para que as pessoas consigam se inserir em mercados como o marketing para Google, com grandes promessas em termos de carreira e de desenvolvimento de empresas, pois as organizações que não tiverem profissionais com capacidade para se comunicar em inglês podem perder oportunidades preciosas de inovação em processos vitais como os de marketing e vendas.
A palestra é gratuita e as inscrições são limitadas. Para participar, acesse o site: www.wallstreetinstituteschool.com.br/inscricao/ ou http://www.wsischool.com.br/inscricao/