Presente em milhões de lares brasileiros, o leite está entre as bebidas mais produzidas e consumidas no país. No cenário mundial, o Brasil é um dos maiores produtores da bebida e apresenta o maior potencial de crescimento. Além disso, no quesito exportação, o País está em quinto lugar no ranking. Por essa razão o alimento será o tema central do “1º Painel de Segurança da Cadeia Produtiva de Alimentos – Leite e seus Derivados”, que acontecerá em 29 de abril, no campus da Mauá em São Caetano do Sul, a partir das 8h30, no auditório H 201, sob a coordenação do professor da Mauá, Leo Kunigk, Engenheiro Químico e Doutor em Ciência dos Alimentos.
Com o intuito de discutir as tendências e perspectivas do mercado do leite e seus derivados nos cenários nacional e internacional, o evento reunirá importantes nomes da indústria, governo, laboratórios e área acadêmica, que garantirão um elevado nível ao painel. A participação é aberta a todos os interessados que buscam informações atualizadas sobre modernas tecnologias que se encontram à disposição desse setor industrial.
O painel abordará desde as diretrizes de regulamentação, tendências de mercado, problemas de contaminação e metodologias para identificá-la, além de formas de preveni-la ao longo da cadeia de produção do leite e dos produtos lácteos. A programação foi pensada para ser eclética, composta por palestras e discussões com docentes da Mauá, autoridades do Ministério da Agricultura, e de indústrias do setor, entre elas: Nestlé, Alibra, Alfa Laval Brasil, Johnson Diversey Brasil, o grupo multinacional GEA e da SFDK Laboratório de Análise de Produtos. Representando o Instituto Mauá de Tecnologia, a professora Cynthia Jurkiewicz Kunigk ministrará uma palestra intitulada Surtos Veiculados pelo Consumo de Alimentos Lácteos.
De acordo com o professor Leo Kunigk, “o evento será muito importante tanto para o setor acadêmico como para os setores industriais e de serviços, pois disseminará conhecimentos sobre a industrialização, distribuição e comercialização do leite e seus derivados de forma segura, promovendo uma atualização de conceitos do setor contribuindo, dessa forma, para realçar o Brasil como produtor num mercado globalizado e cada vez mais exigente”.
As inscrições podem ser realizadas pelo email[email protected], ou pelo fone (11) 3663-3752. O valor individual custa R$ 250, 00. Para os estudantes o valor é R$ 120,00. Os valores incluem material de apoio, didático digital, 02 coffee-breaks e certificado de participação.
Programação do Painel:
Palestra 01 – Controle Sanitário na Indústria Brasileira do Leite- Ministério da
Agricultura
Mesa Redonda – Tendências e Perspectivas da Indústria dos Produtos Lácteos
– Nestlé e Alibra
Palestra 02 – Surtos Veiculados pelo Consumo de Alimentos Lácteos –
Instituto Mauá de Tecnologia
Palestra 03 – Metodologia para Identificação e Quantificação de
Microorganismos- SFDK Laboratório de Análise de Produtos
Palestra 04 – Desenho Sanitário de Equipamentos- Alfa Laval Brasil
Palestra 05 – Higienização de Laticínios- Johnson Diversey Brasil
Palestra 06 – Sistema Clean-in-Place- Grupo GEA
Palestra 07 – Sistema Pigging – HPS – Pigging UK
Programação sujeita a alteração.
Serviço – 1º Painel de Segurança da Cadeia Produtiva de Alimentos – Leite e seus Derivados
Dia: 29 de abril
Horário: das 8h30 às 18h30
Local: Instituto Mauá de Tecnologia, Praça Mauá, nº. 1, São Caetano do Sul -Auditório H201
Outras informações e inscrições no site www.maua.br
Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.