Previsão do tempo – as chuvas do primeiro dia de abril atingem o centro e norte do Brasil entre as Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, segundo os meteorologistas da Somar. A previsão do tempo destaca que, destas Regiões, não deve chover apenas no sul de Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo, centro de Minas Gerais e entre o centro e nordeste da Região Nordeste.
Entretanto, até mesmo no Nordeste, a previsão do tempo indica o enfraquecimento de um sistema meteorológico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (que vem atuando desde a semana passada) permitirá a ocorrência de chuvas em áreas que não estavam vendo precipitações há alguns dias. “É o caso da maior parte da Bahia” – comenta o meteorologista Celso Oliveira. “Além da chuva atingir maior área, os temporais também serão mais abrangentes nesta quinta-feira, favorecendo o desenvolvimento das culturas de verão mas atrapalhando atividades de colheita e manutenção de algumas áreas de soja, cana e algodão”.
De qualquer forma, chover no Nordeste traz mais benefícios que malefícios, pois trata-se de uma Região que tem um período muito curto ao longo do ano favorável às chuvas. A previsão do tempo indica que as chuvas fortes amanhã atingem todo o litoral desde a Bahia até o Rio Grande do Norte (todas as Capitais), além do sudoeste da Bahia e de partes do Maranhão e Piauí. O calor predomina na maior parte da Região, com exceção do sudoeste baiano.
No Sudeste, Centro-Oeste e Norte, a previsão do tempo alerta que situação não muda, com chuvas alternadas com períodos de melhoria. Destaque para as chuvas intensas em boa parte da Região Norte, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há risco de temporais em Vitória. No Rio de Janeiro, as chuvas perdem força nesta quinta-feira, mas ainda há risco de deslizamentos de encosta.
Por fim, o Sul deverá ter mais um dia com tempo seco. Depois do friozinho e dos nevoeiros, o sol e o calor predominam à tarde.
Previsão do tempo Somar