Miss Brasil 2010 – no dia 08 de maio a 56ª edição do concurso vai eleger a mulher mais bela do país e promete inovar. Desfile com trajes esportivos, novos talentos da moda e homenagens a grandes estilistas brasileiros vão marcar o concurso. O Miss Brasil 2010 será realizado no Memorial da America Latina, em São Paulo, com transmissão em alta definição pela Band, a partir das dez da noite. Este é o oitavo ano consecutivo que a emissora exibe o concurso para todo o país. A apresentação será de Nayla Micherif, Miss Brasil 1997, e Otávio Mesquita, apresentador do A Noite É uma Criança, com participação da jornalista Nadja Haddad nos bastidores. “Com quase 200 profissionais envolvidos, o Miss Brasil é um dos eventos anuais mais importantes da Band e alcançamos altos índices de audiência. Nosso grande desafio é produzir esse programa para o público e ao mesmo tempo deixar o concurso fluir naturalmente, valorizando cada etapa da disputa”, revela Kátia Gardin, diretora geral do Miss Brasil.
Desta vez, cinco estilistas da Casa de Criadores, grupo que reúne novos nomes da moda, farão homenagens a grandes talentos brasileiros reconhecidos internacionalmente no desfile de traje casual. As 27 representantes de cada estado serão divididas em cinco grupos. Cada grupo será vestido por um estilista: Walério Araujo vai mostrar um pouco do estilo de Clodovil Hernandes; Geraldo Couto vai se inspirar em Conrado Segreto; Arnaldo Ventura terá Dener como referência; Cynthia Hayashi vai relembrar a moda de Ney Galvão; E por fim, as roupas de Gustavo Silvestre terão conceitos usados por Markito. “É uma boa oportunidade de reunirmos o público interessado em moda e admiradores dos nossos grandes estilistas que fizeram tanto sucesso. Será um encontro de gerações. Isso sem contar que o público e os telespectadores de todo o pais vão conhecer os novos nomes da moda brasileira que já se destacam no meio”, ressalta Rita Guimarães, figurinista do concurso pelo segundo ano.
Cores vibrantes estarão presentes em diversos momentos do evento, mas algumas terão destaque. O verde, o amarelo, o azul e o branco aparecem logo na abertura, já que é ano de Copa de Mundo. As mulheres mais bonitas de cada estado farão uma apresentação com looks esportivos. Em seguida, elas mostrarão seus trajes típicos, depois desfilarão de biquíni (da grife Beira Mar), gala (de Arthur Caliman), casual (citado acima) e maiô (também da grife Beira Mar). O cenário, com fortes referências de bordados e trabalhos manuais, é assinado por Zé Carratu e a trilha sonora fica a cargo de Tuta Aquino.
Entre os jurados já confirmados estão a apresentadora Adriane Galisteu, o ex jogador e um dos comentaristas esportivos da Band Edmundo, o hair stylist Marco Antônio de Biaggi, o estilista Ricardo Almeida, o músico Ivo Meirelles e o estilista Walério Araujo. Os musicais serão de Latino, Léo Maia e Marina Elali.
Stefania Fernández também é presença confirmada. A Miss Universo 2009, conquistou o feito inédito de ser a primeira Miss Universo na história a suceder uma compatriota no posto, é a sexta venezuelana a vencer a disputa pela coroa. Essa vitória obtida em 23 de agosto de 2009 nas Bahamas foi adicionada à lista do Guinnes World Records.
Para treinar as candidatas, a organização do concurso trouxe especialmente dos EUA o coreógrafo Scott Grossman. Trabalhando no Miss Estados Unidos e Miss Universo desde 1987, primeiro como assistente e depois como coreógrafo principal, ele adquiriu vasta experiência em concursos de beleza. Por conta disso foi também coreógrafo no filme “Miss Simpatia”, estrelado por Sandra Bullock. Seu trabalho também se estendeu até a Broadway, onde já atuou em vários filmes como “O Diário de Uma Princesa I e II” entre outros.
Durante as duas semanas que antecedem o concurso, as Misses ficarão concentradas num hotel em São Paulo e seguirão uma agenda de ensaios, provas de roupa e maquiagem, palestras, manicure, passeios pela cidade, programas culturais, fotos para divulgação, gravações e viagens pelo estado. Boa parte dessa maratona será registrada pela produção para ser exibida como making of no dia do evento. A equipe do renomado Saulo Fonseca é responsável pela maquiagem e cabelo das belas durante todos esses dias e também no dia do evento.
Eleger mulher que representará o Brasil no concurso de Miss Universo 2010 não será tarefa fácil. Os jurados terão de escolher primeiro 14 candidatas. A décima quinta fica por conta do público, que poderá votar até o dia do evento por telefone (014 41 84010401), mensagem de texto (72260) e internet (www.missbrasiloficial.com.br). Na etapa seguinte, restarão dez semifinalistas, depois ficarão apenas cinco para a tradicional entrevista e o anúncio da Miss Brasil 2010. A vencedora será coroada pela atual Miss Brasil, a potiguar Larissa Costa, de 26 anos, e receberá como prêmio um carro zero quilômetro, 200 mil reais em contratos de trabalho e jóias.