Nota Fiscal Paulista – O metalúrgico aposentado Gilberto de Oliveira, morador da cidade de Santa Branca, foi o ganhador do prêmio principal do 14º sorteio da Nota Fiscal Paulista. Oliveira, de 62 anos, foi contemplado com R$ 50 mil na extração de janeiro. O cheque simbólico foi entregue nesta quarta-feira (03/02) pelo delegado regional, Manoel de Almeida Henrique, e pelo prefeito de Santa Branca, Odair Leal da Rocha Junior, na sede da Delegacia Regional Tributária do Vale do Paraíba (DRT-03).
Casado e pai de três filhas, Oliveira ficou surpreso com a premiação Nota Fiscal Paulista e quase não acreditou que havia sido sorteado. Só começou a fazer planos quando uma de suas filhas acessou o site da Secretaria da Fazenda e confirmou os dados do sorteio. O dinheiro já tem destino certo e será aplicado assim que estiver disponível. “A idéia é juntar com outras economias que tenho e comprar um imóvel”, declarou.
Durante o evento, o delegado regional Manoel Henrique de Almeida apresentou os números do programa Nota Fiscal Paulista – que podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda – e destacou o caráter democrático da premiação. “É muito importante que uma cidade como Santa Branca tenha sido premiada, pois isso mostra que todos podem ser contemplados, independente do porte econômico do seu município”, afirmou.
O prefeito de Santa Branca, Odair Leal, revelou que torce para que outros munícipes sejam sorteados também, porque isso “incentiva a população local a pedir a Nota Fiscal Paulista”.
O 14º sorteio da Nota Fiscal Paulista teve a participação de 3.399.045 consumidores que forneceram o CPF e 2.727 entidades sociais e condomínios que forneceram o CNPJ em suas compras, aderiram ao regulamento da premiação e acumularam pelo menos R$ 100,00 em notas fiscais durante o mês de setembro de 2009. No total, foram gerados 50.432.570 bilhetes eletrônicos que concorreram a um milhão e meio de prêmios.
A Nota Fiscal Paulista é parte do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do governo do Estado de São Paulo e reduz, de fato, a carga tributária individual dos cidadãos, que recebem créditos ao efetuarem compras de mercadorias em São Paulo. Parte do imposto recolhido pelo estabelecimento é devolvida a quem informar o CPF ou CNPJ. Além disso, sorteia prêmios mensais. O próximo distribuirá 1,5 milhão e irá considerar as compras realizadas durante o mês de outubro de 2009.