Segundo os meteorologistas da Somar, o destaque desta quinta-feira é a chegada efetiva de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul, que até o fim do dia irá provocar pancadas de chuva em boa parte do Estado, inclusive na Capital. No entanto, o risco de chuvas fortes é maior nas áreas próximas da fronteira com a Argentina. Até o final desta quinta-feira também chove no interior de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Mesmo com as chuvas, a temperatura sobe ao longo do dia, gerando uma sensação agradável.
Em partes do Sudeste, especialmente interior de São Paulo, e no interior do Estado do Mato Grosso, áreas de instabilidade provocam algumas chuvas isoladas de fim de tarde. Entretanto, tanto no Sudeste como no Centro-Oeste, o tempo seco predomina e faz calor à tarde.
No Nordeste, as chuvas não param, mas vêm mais fracas nesta quinta-feira. Já na Região Norte, as chuvas generalizadas prosseguem, com risco de temporais no litoral do Amapá, Amazonas, norte do Pará e, especialmente em Roraima (inclusive Boa Vista). Apenas no Estado de Roraima as temperaturas não sobem tanto nesta quinta-feira.
Próximos dias
Segundo os meteorologistas da Somar, a passagem da frente fria e a entrada de uma forte massa de ar polar promete mudar o tempo no centro e sul do Brasil nos próximos dias. “Trata-se de um sistema parecido com o que provocou muitos problemas desde a costa de São Paulo até Sergipe há um mês atrás. Não digo que choverá 300mm no Rio de Janeiro, como no mês passado. Entretanto, tudo indica que o acumulado será elevado neste fim de semana”, conta o meteorologista Celso Oliveira. Além do Rio de Janeiro, até o domingo choverá forte em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, inclusive nas três Capitais. Após as chuvas, na próxima semana, a temperatura despenca e a mínima pode chegar a 11°C em São Paulo e a 4°C em Curitiba na terça-feira (11).