Durante essa quinta-feira(22/07), uma frente fria que passa pelo Rio Grande do Sul se direciona para o norte, atingindo as regiões entre o norte gaúcho e o Sul do Paraná. Segundo a Somar Meteorologia, as chuvas causadas por essa frente fria serão mais forte na divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde há previsão de chuvas com acumulado que pode passar dos 45mm. Os ventos devem oscilar em torno de 70Km/h entre Santa Catarina e Paraná. Já nas regiões Sul, oeste e centro do Rio Grande do Sul e no centro e norte do Paraná o tempo permanece firme e seco. As temperaturas permanecem baixas no Rio Grande do Sul e o frio aumenta na fronteira com o Uruguai. Durante a tarde de hoje(22) a temperatura não deve ultrapassar os 12°C em Bagé- RS. No norte do Paraná as temperaturas seguem um pouco mais elevadas que nas demais regiões com temperatura máxima em torno de 26°C. No Sul Paranaense e em Santa Catarina a chegada da frente fria provoca queda nas temperaturas.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a frente fria permanece e continua provocando chuvas nessa sexta-feira(23), de forma menos intensa, na região norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e o Sul e oeste do Paraná. Na maior parte do Rio Grande do Sul o tempo abre e as temperaturas continuam bem baixas, favorecendo a formação de geada ao amanhecer na fronteira com o Uruguai. As temperaturas devem diminuir em Santa Catarina e na metade Sul do Paraná. No sul do Paraná a máxima não passa dos 11°C. Já no noroeste do Paraná as temperaturas continuam mais elevadas.
A partir de sábado(24) a frente fria se afasta do Sul, mas um novo ciclone volta a provocar chuvas fortes no Rio Grande do Sul. Segundo Celso Oliveira, meteorologista da Somar, os acumulados de chuva podem chegar a 35mm no Sul do Estado. Os ventos se intensificam no final do dia no Rio Grande do Sul com rajadas chegando à 90Km/h. As temperaturas permanecem baixas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde as chuvas devem apresentar menor acumulado. No Paraná onde o Sol predomina as temperaturas ficam mais elevadas.
No domingo(25), o ciclone se afasta para o oceano, mas uma frente fria passa pelo Rio Grande do Sul trazendo chuvas para todo o estado Gaúcho, com maior intensidade na Região da fronteira com o Uruguai. Os ventos voltam a soprar forte, com rajadas novamente passando dos 100Km. Em Santa Catarina ocorrem chuvas irregulares no litoral. No Paraná o tempo deve continuar firme.