O frio e a neve fora de época castiga a Europa. Com isso, muitos aeroportos cancelaram voos e até fecharam nesta quarta-feira (01). As cidades mais prejudicadas até o momento pelas nevascas são: Frankfurt, Amsterdã, Londres e Edimburgo.
Para se ter uma ideia do transtorno do frio muitos passageiros tiveram que passar a noite nos aeroportos. Além disso, diversas estradas estão fechadas por conta da neve e o gelo que gerou inúmeros acidentes com vários mortos e feridos. As linhas ferroviárias também foram fortemente afetadas e escolas pararam de funcionar em diversas cidades do continente Europeu.
O Serviço Alemão de Meteorologia advertiu na manhã desta quarta-feira que a onda de frio e neve irá durar pelo menos até o fim de semana e que as temperaturas cairão ainda mais. Em Berlim, cujo aeroporto funciona com normalidade, as temperaturas chegaram a 12 graus abaixo de zero e espera-se que as fortes nevascas cubram a capital alemã a partir desta tarde.
No Grã-Bretanha, os meteorologistas também preveem neve e um um clima “ártico” até ao fim de semana. Os aeroportos de Edimburgo e New Castle foram fechados por diversos períodos desde domingo (28).
No norte e centro de França, as temperaturas estão quase batendo o recorde negativo dos últimos 46 anos. A Espanha também não foi poupada do frio e da chuva. Das 52 províncias, 29 delas estão em alerta por causa do mau tempo.
Em Portugal, o norte e o centro do país também estão sofrendo com a onda de frio e, os serviços de meteorologia preveem que a neve e as baixas temperaturas devem se manter nos próximos dias.