O outono, que começa no próximo dia 20 às 14h32, será representado pela transição. Segundo os meteorologistas da Somar, começamos sob influência de um El Niño, mas que rapidamente perderá força e chegará à neutralidade entre maio e junho.
Apesar da mudança do padrão, a maior parte das simulações indica um outono ainda com influência do El Niño, com precipitações acima da média na Região Sul e em partes dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a maior parte do Brasil deverá registrar um outono mais seco que o normal.
Temperaturas
“A maior parte do país terá um outono com calor quase de verão, já que as frentes frias encontrarão dificuldade para avançar pelo país”, afirma o meteorologista Celso Oliveira. Apenas a Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, a previsão é de temperaturas entre a média e abaixo da média, já que as chuvas e a grande nebulosidade deixarão as máximas mais baixas.
As grandes ondas de frio devem chegar a partir do fim da estação com a entrada da neutralidade climática, ou seja, sem a presença dos fenômenos El Niño ou La Niña.