Pesquisa da Fecomércio-RJ, realizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, identificou que neste ano a parcela de pessoas que vão comprar presentes de Páscoa é a segunda maior dos últimos dez anos (68,8%). Junto com esse crescimento, subiu também o gasto médio por consumidor, que será de R$ 64,80, o maior desde 2001. Pela primeira vez na série histórica houve uma concentração expressiva em uma única faixa de gastos. Segundo o levantamento, 45,2% dos entrevistados vão gastar na Páscoa entre R$ 50 e R$100.
“Os entrevistados informaram que o preço foi o item que mais influenciou a compra e mesmo assim cresceu o volume dos que vão dar presente. Isso mostra que o consumidor Páscoa está cada vez mais atento, mesmo com dinheiro no bolso. Ele conquistou ganhos de renda em termos reais, mas não deixou de pesquisar diferentes preços no mercado”, explica Christian Travassos, economista da Fecomércio-RJ.
O pagamento à vista (91,7%) foi a forma escolhida por quase todos os consumidores Páscoa. Dentre a minoria que optou por parcelar no cartão (8,7%), grande parte escolheu dividir em duas vezes (47,6%). No topo do ranking dos presentes encontra-se o tradicional ovo de chocolate (81,2%), seguido por bombons (25,6%) e bichos de pelúcia (2,1%). Pretendem comprar mais de um presente 13,2%. As parcelas de entrevistados que pretendem comprar os presentes em supermercado/minimercado (22,3%) e lojas especializadas Páscoa (21,7%) são as maiores desde 2007. A preferência por magazine perdeu um pouco de espaço, mas continua no topo do ranking (44,6%). A pesquisa foi realizada no dia 26 de março com 703 consumidores da região metropolitana do Rio de Janeiro.