Plataforma Freire – Professores de todo o país ainda têm tempo para se inscrever nos cursos de formação continuada disponíveis na Plataforma Freire. As pré-inscrições estarão abertas até segunda-feira, 8, no endereço freire.mec.gov.br. Em seguida, os gestores municipais e estaduais terão prazo até o fim do mês para validar as inscrições. As aulas de alguns cursos devem ter início ainda neste semestre.
Os educadores, que devem lecionar em escolas públicas de educação básica, podem se candidatar na Plataforma Freire em até três cursos de curta duração e especialização oferecidos pelo Ministério da Educação em parceria com universidades, escolas técnicas, estados e municípios. Estão abertas 354.952 vagas, distribuídas em 26 estados.
Os cursos Plataforma Freire foram propostos a partir de desafios indicados por gestores de 5.182 municípios, em outubro e novembro do ano passado, na própria Plataforma Freire. Cada desafio — baseado nas metas do Plano de Ações Articuladas (PAR) — gerou uma lista de cursos correspondentes que ajudam a sanar a dificuldade ou a alcançar o objetivo de cada rede de ensino.
Se o gestor, por exemplo, quis dar ênfase à alfabetização de crianças até oito anos de idade, os professores da rede têm, agora, acesso a cursos de ensino da língua portuguesa para os anos iniciais e de formação para mediadores de leitura. Caso ele tenha optado por garantir uma educação de qualidade nas escolas rurais, a opção para os professores do estado ou município, no sistema Plataforma Freire, são as inscrições em cursos de educação do campo e ambiental.
“Os desafios escolhidos pelos gestores foram identificados a partir do diálogo com as próprias escolas”, explica Marcelo Soares, diretor de políticas de formação, materiais didáticos e tecnologias da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Segundo ele, a intenção do ministério é organizar a oferta de formação continuada na Plataforma Freire, considerados o projeto político-pedagógico das escolas e a realidade das redes públicas de ensino.
Sistema — A Plataforma Freire é um sistema desenvolvido pelo MEC por meio do qual o professor se inscreve em cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Há cursos de formação inicial e continuada, presenciais e a distância, em diversas áreas. Podem se inscrever professores com formação específica para o magistério no nível médio (técnico ou normal) e aqueles com licenciatura ou pedagogia. Os cursos de formação continuada têm carga horária entre 40 e 300 horas. Os educadores também podem se inscrever em cursos de especialização. São 22.426 vagas em 24 estados. Detalhes da oferta podem ser consultados na Plataforma Freire.
Letícia Tancredi