Plataforma Freire – as pré-inscrições na Plataforma Freire para cursos de formação continuada, que se encerrariam nesta segunda-feira, 8, foram prorrogadas e devem ser feitas até o dia 28. Professores da rede pública podem concorrer em até três cursos de curta duração e especialização oferecidos pelo Ministério da Educação em parceria com universidades, escolas técnicas, estados e municípios. Estão abertas 354.952 vagas em 26 estados. Há cursos presenciais e a distância em diversas áreas, como educação em direitos humanos, diversidade, relações étnico-raciais, mediadores de leitura, uso de computador na escola, além de outros em disciplinas básicas, como matemática e língua portuguesa.
A professora Adenilda Borges, 53 anos, 24 de magistério, fez a pré-inscrição na Plataforma Freire para o curso de cem horas — já completou o básico, de 40 horas. Formada em pedagogia e professora de turmas do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal José Marcelino, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), ela busca o aperfeiçoamento. “As crianças e os jovens estão muito interessados em usar o computador para os estudos. É uma ferramenta muito ampla, que pode servir de fonte de pesquisa, de inovações, além de ser uma motivação para melhorar o desempenho”, explica.
Podem se inscrever na Plataforma Freire professores que tenham formação específica para o magistério em nível médio (técnico ou normal) e aqueles com licenciatura ou formados em pedagogia. Os cursos têm carga horária entre 40 e 300 horas. Os educadores também podem se inscrever em cursos de especialização. São 22.426 vagas em 24 estados.
Detalhes sobre oferta e número de vagas são encontrados na Plataforma Freire. A pré-inscrição deve ser feita pela internet. Mais informações pelo telefone 0800-616161, ramal 4.
Plataforma Freire – Assessoria de Imprensa da Seed