O comandante do 2º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em Ji-Paraná, Tenente Coronel Márcio Ângelo Pinto, criou no mês de março uma nova ferramenta de sugestões, informações e denuncia da PM no município. Trata-se do email [email protected] que tem permitido a população fazer denúncias anônimas diretas para o comando da polícia. O intuito é atingir público ligado a internet, adepto do envio de mensagens por computadores.
Conforme levantamentos feitos pelo próprio comandante, nos últimos 60 dias foram realizadas várias denuncias e informações neste novo meio tecnológico de denúncias. “Isso mostra que a comunidade está atenta a nova tendência mundial e sempre procurou ajudar os órgãos de segurança no combate à criminalidade”, ressaltou.
Coronel Ângelo disse que a internet passou a ser mesmo uma grande aliada da Polícia Militar de Ji-Paraná no combate à criminalidade. Estimulados por ele, um dos primeiros municípios a utilizar a internet como meio de diálogo com a comunidade está sendo Ji-Paraná. O comandante mostra intimidade com a ferramenta e diariamente lê todas as informações passadas por email a ele pela população.
Tenente Coronel Ângelo disse que sua ideia é ampliar o uso do sistema para aproximar a Polícia Militar da comunidade. “Pretendemos desenvolver uma série de projetos de inclusão digital da corporação e de inserção nas redes sociais, e o batalhão tem a autonomia necessária para criar formas de comunicação online com os integrantes dos conselhos comunitários, que estão sendo reativados no município e com os moradores em geral. Muitos já fazem isso com eficiência”, declara.
Para melhorar ainda mais a comunicação com os moradores, o comandante informou que pretende criar um site do 2º BPM para divulgar as atividades da unidade e oferecer outras informações de segurança. “Pretendemos com o email e a criação do site, criar uma relação de confiança, já que podemos responder as mensagens e manter uma proximidade com a população, não só do município, mas de todo a região”, afirma o comandante.