Com objetivo de apresentar o plano de obras para 2010 e explanar sobre diversos pontos da administração pública municipal, o Prefeito de Ji-Paraná (RO), José de Abreu Bianco (DEM), e o vice-prefeito, José Otônio Lima Silva (PSDB), estiveram presentes na manhã de ontem à sessão da Câmara de Vereadores a convite do presidente Nilton César (PSB).
Na ocasião Bianco apresentou um grandioso pacote de obras e relatou sobre regularização fundiária, iluminação pública, limpeza urbana, coleta de lixo, manutenção de ruas, entre outros.
“Todo o período de chuva é a mesma questão, as ruas sem asfalto ficam em difícil situação, como em todas as outras cidades do estado. Ji-Paraná tem uma topografia muito peculiar, cheia de bacias, a solução é realizar a drenagem e pavimentação. É fato que em 2010 as chuvas foram mais intensas, estamos paulatinamente resolvendo os pontos críticos com as máquinas que temos e vamos contratar mais equipamentos. Mesmo com todas as dificuldades conseguimos resolver alguns problemas mais críticos com o uso de bloquetes e paralelepípedos em locais mais úmidos. Ainda vamos utilizar a mesma técnica em outras ruas como trecho da Dom Augusto, próximo ao Rotary, K- 0, T-17, rua Dr. Osvaldo, entre outros. Temos uma programação intensa. Estamos com a nossa coleta de lixo funcionado perfeitamente, realizamos a manutenção da iluminação pública, limpeza urbana, poda de árvores e grama, além da regularização fundiária de mais de dois mil lotes, principalmente no Segundo Distrito”, disse Bianco.
Obras
Além de uma extensa lista de importantes obras a serem realizadas no município este ano, Bianco disse que, em relação à duplicação da ponte sobre o Rio Machado todos os acordos firmados após a realização da Audiência Pública na última semana, estão sendo cumpridos. “Firmamos compromisso com o Dnit que repassará o recurso referente ao aditivo necessário e também está enviando uma comissão técnica para realizar o estudo do projeto que gerou esse aditivo. Já a Prefeitura e a empreiteira responsável pela obra também têm avançado de forma significativa e há possibilidade de que as quatro pistas sejam liberadas, contando a partir da data da audiência”, confirmou Bianco.
Ainda falando da duplicação da ponte, o Prefeito afirmou que o complemento deste projeto que prevê a duplicação de trecho BR-364 também já está encaminhado.
Saúde
Na área da Saúde Bianco falou das mudanças no Hospital Municipal com a inauguração da ala pediátrica, maternidade e geriátrica. “Estamos agora trabalhando na implantação da UTI neo-natal. Sabemos que é um processo arriscado por causa do alto custo e mão de obra especializada, que atualmente é uma questão nacional. Também estaremos colocando em funcionamento, até o final de julho, um novo aparelho de RX e de mamografia. Este último é essencial para que não haja mais necessidade de que as pacientes se desloquem a Porto Velho”.
Outro trabalho muito importante e bastante complexo realizado pela Saúde é o acompanhamento de uma centena de pacientes em suas residências, “é um trabalho muito complexo e complicado”.
Fazenda
No setor Fazendário o Prefeito afirmou que está sendo realizada toda um reestruturação no sistema de arrecadação, será criado o Cadastro de Inadimplentes (Cadin) Municipal.
“Esse sistema já existe em alguns municípios. Os nossos contribuintes serão cobrados diretamente por uma Instituição Bancária que será contratada para tanto, enviando para protesto e SPC as dívidas não quitadas”, explicou.
Segundo Bianco, há três anos o Poder Executivo vem trabalhando na implantação da Vara de Execuções Fiscais. “Já temos o espaço no prédio da Procuradoria Geral do Município e achamos que em alguns meses já estaremos com tudo instalado”, salientou.
Plano Diretor
Bianco aproveitou a ocasião para solicitar aos vereadores que os dois poderes, Legislativo e Executivo, se reúnam para discutir sobre o Estatuto da Cidade, que deve ser revisado a cada 10 anos. “Já concluímos a revisão do Plano Diretor, de Obras, de Código e de Postura, mas antes de anunciar à população gostaríamos de discuti-lo com o Poder Legislativo”, explicou Bianco comentando sobre a necessidade desta revisão principalmente pelo franco crescimento de Ji-Paraná.
Emtu
A tão comentada reestruturação da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (Emtu), segundo o Prefeito, acontecerá no segundo semestre de 2010. “Temos esse débito com a população que estaremos cuidando de resolvê-lo ainda este ano. Estamos trabalhando em uma proposta que apresentaremos no segundo semestre”, afirmou.
Esgoto
O Prefeito de Ji-Paraná anunciou com bastante satisfação a proximidade do início de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. “O projeto é de aproximadamente R$ 130 milhões, que já encaminhamos para Brasília solicitando que seja colocado no PAC 2. Atualmente Ji-Paraná não possui praticamente nenhum sistema de esgotamento e tratamento sanitário. Será um grande passo para o crescimento ordenado do município”, explanou.
Finalmente, José de Abreu Bianco comentou que tudo que foi anunciado “não é um sonho, são realizações concretas e possíveis”.