Cerca de 400 estudantes participaram nesta quinta-feira (20), na localidade de Papagaios, da 1ª Mostra Folclórica do Projeto Ribeirinho. Durante o evento, estudantes das comunidades de Nazaré, Santa Catarina, Papagaios e Demarcação farão apresentações de dança, teatro, música e exposição de artesanato. “Este trabalho tem o objetivo de valorizar a cultura e levantar a autoestima dos moradores do Baixo Madeira, a exemplo de outras ações que a Semed vem realizando pela valorização cultural da região, entre as quais se destaca a gravação do CD ‘Raízes’, com alunos da Escola Floriano Peixoto, do distrito de Nazaré”, segundo a secretária. A partir da gravação do CD, os meninos de Nazaré ganharam destaque e já fizeram duas apresentações em eventos ligados à educação em Brasília.
A programação da Mostra inclui a apresentação da ‘Dança do Cirigandó’, de Nazaré; ‘A Lenda do Boto Rosa’, do Lago do Cuniã; forró com alunos de Santa Catarina.; poesia de Demarcação; ‘A Cultura da Mandiona’, do Cuniã, e quadrilha de Papagaios.
Até bem pouco tempo só acessível pelo rio Madeira, as comunidades do Baixo Madeira contam com uma cultura própria e muito rica em tradições. Estas comunidades somam cerca de 7 mil pessoas e estão localizadas ao longo de 220 quilômetros de rio. A região conta com três distritos: São Carlos – onde já se pode chegar por uma estrada recentemente aberta e mais a travessia para a margem esquerda do rio – Nazaré e Calama. A região é ponteada por pequenas comunidades que sobrevivem da agricultura familiar e da pesca. Nas pequenas vilas os passeios substituem as ruas e o meio de transporte são as canoas e os barcos.
Para atender a estas comunidades, a Semed criou o Projeto Ribeirinho. A iniciativa é pioneira na Capital. “Estamos trabalhando em um projeto novo, que vem se aperfeiçoando na medida em que estamos desenvolvendo ações como a 1ª Mostra Folclórica promovida nesta quinta-feira”, explica a secretária.
Por: Ana Aranda