A previsão climática para o trimestre janeiro a março de 2010 (JFM/2010), elaborada pelo CPTEC/INPE em conjunto com o INMET e os Centros Estaduais de Meteorologia, indica, como categoria mais provável, chuvas abaixo da média histórica no norte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Para o centro-sul das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e na Região Sul do Brasil, há maior probabilidade de totais pluviométricos entre as categorias normal a acima da normal climatológica. Para as demais áreas do País, persiste a categoria mais provável de chuvas em torno da média histórica. Os valores de temperatura do ar estão previstos acima da normal climatológica nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, enquanto que, para a Região Sul, a maior probabilidade é de temperaturas em torno da normal climatológica.
Na Região Norte, Chuva – abaixo da normal climatológica desde o norte do Amazonas até o norte do Pará. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Temperatura – acima da normal climatológica.
No Nordeste, Chuva – abaixo da normal climatológica na faixa que se estende desde o centro-norte do Maranhão até a Paraíba. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Ressalta-se a possibilidade de grande variabilidade espacial e temporal das chuvas no decorrer deste trimestre. Temperatura – acima da normal climatológica.
Na Região Centro-Oeste, Chuva – acima da normal climatológica no sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Temperatura – acima da normal climatológica.
Na Região Sudeste, Chuva – acima da normal climatológica na maior parte da Região, com exceção do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo onde a previsão é de chuvas em torno da normal. Temperatura – acima da normal climatológica.
Na Região Sul, Chuva – acima da normal climatológica em toda a Região. Temperatura – próxima à normal climatológica.
Previsão Climática CPTEC/INPE