A previsão climática de consenso para o trimestre agosto, setembro e outubro de 2010 (ASO/2010) indica maior probabilidade de chuvas acima da média no norte da Região Norte e abaixo da média no sul da Região Sul do Brasil. Nas demais áreas, permanece a previsão de chuvas em torno da média histórica, ressaltando-se que o leste do Nordeste deve continuar apresentando grande irregularidade na distribuição temporal e espacial das chuvas, ainda com possibilidade de episódios extremos intercalados por períodos de estiagem.
A previsão também aponta para uma maior probabilidade de ocorrência de temperaturas superiores à normal climatológica na maior parte do Brasil, com exceção da Região Sul e do extremo norte, onde estão sendo previstos valores em torno da normal climatológica.
No trimestre ASO, os maiores totais acumulados de precipitação ocorrem nas Regiões Norte (oeste do Amazonas e Acre) e Sul (oeste de Santa Catarina e áreas vizinhas), variando entre 400 mm e 700 mm. Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, observa-se um aumento gradual das chuvas, especialmente no norte do Mato Grosso, sul do Mato Grosso do Sul e leste de São Paulo, onde as chuvas podem atingir 400 mm. Ressalta-se que, no final deste trimestre, a atuação dos sistemas frontais pode caracterizar o início do período chuvoso em áreas do Brasil Central. No leste do Nordeste, inicia-se o período de estiagem e os totais acumulados costumam ser inferiores a 200 mm. No interior da região semi-árida nordestina, os totais acumulados não excedem 50 mm. As temperaturas máximas atingem valores superiores a 36ºC no Piauí, leste do Maranhão, nordeste do Mato Grosso e oeste do Tocantins. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, ocorre uma diminuição gradativa da incursão de massas de ar frio, porém, na Região Sul, as temperaturas mínimas ainda permanecem baixas, com valores que podem variar entre 8ºC e 12ºC, principalmente nas regiões serranas.
Norte Chuva – acima da normal climatológica no norte da Região. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas próximas aos valores climatológicos.
Temperatura – próxima à normal climatológica.
Nordeste Chuva – em torno da normal climatológica. Ressalta-se, porém, a persistência de grande variabilidade espacial e temporal das chuvas sobre o leste do Nordeste, no início deste trimestre.
Temperatura – acima da normal climatológica.
Centro-Oeste Chuva – em torno da normal climatológica.
Temperatura – acima da normal climatológica.
Sudeste Chuva – em torno da normal climatológica.
Temperatura – acima da normal climatológica, ainda com possibilidade de incursões de massas de ar frio mais intensas durante este trimestre.
Sul Chuva – variando de normal a abaixo da normal climatológica.
Temperatura – próximo à normal climatológica, ainda com possibilidade de incursões de massas de ar frio mais intensas durante este trimestre.
CPTEC – Previsão Climática para o Trimestre Agosto a Outubro 2010