A previsão climática de consenso para o trimestre dezembro de 2010 a fevereiro de 2011 (DJF/2011) indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal climatológica para grande parte da Região Norte. Para a faixa que se estende desde o Acre, Rondônia e grande parte do Mato Grosso até o Rio Grande do Norte, a previsão é de que as chuvas situem-se entre as categorias normal e acima da normal climatológica. Para o leste e sul da Região Centro-Oeste, centro-sul da Região Nordeste e para a Região Sudeste, a previsão indica maior probabilidade das chuvas ocorrerem na categoria normal, ressaltando-se o elevado grau de incerteza da previsão nesta área. Na Região Sul, a probabilidade é de chuvas abaixo da normal climatológica, em particular sobre o Estado do Rio Grande do Sul. As temperaturas estão sendo previstas entre as categorias normal a acima da normal climatológica na maior parte do Brasil, com maior probabilidade de valores próximos à normal climatológica sobre a Região Norte.
Norte: Chuva – acima da normal climatológica no centro-norte da Região. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas entre as categorias normal e ligeiramente acima da normal climatológica. Temperatura – em torno da normal na maior parte da Região.
Nordeste: Chuva – entre normal e ligeiramente acima da normal no norte da Região. Nas demais áreas, a previsão é de normalidade das chuvas. Temperatura – acima da normal climatológica na maior parte da Região.
Centro-Oeste: Chuva – entre normal e ligeiramente acima da normal no Mato Grosso. Nas demais áreas, a previsão é de normalidade das chuvas, porém com grande variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas no decorrer deste trimestre. Temperatura – acima da normal climatológica na maior parte da Região.
Sudeste: Chuva – em torno da normal climatológica. Ressalta-se o elevado grau de incerteza desta previsão no decorrer deste trimestre. Temperatura – acima da normal climatológica na maior parte da Região.
Sul: Chuva – abaixo da normal climatológica principalmente no Rio Grande do Sul. As chuvas podem se situar próximas aos valores normais no Paraná e em Santa Catarina, ressaltando-se a possibilidade de valores abaixo da média em decorrência dos impactos associados à La Niña. Temperatura – acima da normal climatológica.
CPTEC INPE